Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Coluna Gazeta Nossa primeira dezena de setembro.

{ Posted on 23:55 by Edmar Lyra Filho }
João da Costa lidera sucessão de 2012.


Os números da pesquisa do instituto Cipec sobre a eleição para a prefeitura do Recife foram divulgados. Vale lembrar que o Cipec é o instituto responsável pelas pesquisas de consumo do Palácio do Campo das Princesas e desde 2006 apontou a vitória de Eduardo Campos antes dos demais, e em 2010 apontou a reeleição do governador com os votos que ele obteve. Segundo o Cipec, João da Costa (PT) teria 30% das intenções de voto contra 16% de Mendonça Filho (DEM), 13% de Raul Henry (PMDB) e 2% de Raul Jungmann (PPS). Não foram divulgados números com cenários com a presença de João Paulo (PT), Bruno Araújo e Daniel Coelho, ambos pré-candidatos do PSDB, e outros eventuais candidatos. Considerando-se apenas os votos válidos, que são os números que contam no resultado da eleição, onde se excluem votos brancos e nulos, João da Costa teria 46%, Mendonça Filho 25%, Raul Henry 20%, Raul Jungmann 3%, demais candidatos 6%. O que isso significa? João da Costa mesmo com uma gestão mal-avaliada ainda é um candidato competitivo, e a depender da união e organização da Frente Popular, pode liquidar a fatura no primeiro turno. Mas existem outros fatores a serem analisados como rejeição, conjuntura política em 2012, etc. Quanto aos demais pré-candidatos, Mendonça Filho se mostra incapaz de crescer, tem exatamente a mesma quantidade de votos que conquistou em 2008. Raul Jungmann, mesmo já tendo disputado duas eleições majoritárias, é um candidato sem lastro na sociedade, e não tem potencial de crescimento para disputas majoritárias. Da oposição, o candidato que tem maior potencial para uma disputa majoritária ainda é o deputado federal Raul Henry, cresceu em relação a 2008 e tem grandes possibilidades de crescimento caso seja o candidato único da oposição. Precisamos aguardar outros institutos, mas já dá pra perceber que a oposição começa em desvantagem e se quiser ganhar mesmo, precisa unificar a candidatura, ou lançar no máximo dois candidatos e que eles tenham baixa rejeição.


Robson Leite - O vereador Robson Leite contesta a liberação de alvarás para os mototaxis por parte da prefeitura de Jaboatão. Elias Gomes liberou menos de 300, enquanto, segundo o vereador petista, têm 6.000 mototaxistas no município.


Vicente André Gomes - Rifado do PCdoB, Vicente já anunciou que deixará de ser comunista. Deverá disputar a reeleição para a Casa José Mariano pelo PSB do governador Eduardo Campos.


Jota Barretto - Vereador de Jaboatão, Jota está se desligando do DEM para se filiar ao PSD, a convite de André de Paula, presidente estadual.


Ana Arraes - A deputada socialista em breve deixará o Congresso Nacional para assumir vaga no Tribunal de Contas da União. Tem o apoio do filho Eduardo Campos e do ex-presidente Lula. É dada como pule de dez.


Armando Monteiro - Por articulação do senador, foi cancelada a obrigatoriedade do ponto eletrônico nas empresas. Isso fez com que fossem economizados gastos estimados em R$ 6 bi. Segundo Monteiro, essa prerrogativa de fiscalizar a frequência dos funcionários é dos sindicatos.

No Response to "Coluna Gazeta Nossa primeira dezena de setembro."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina