Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

A euforia e a depressão.

{ Posted on 13:16 by Edmar Lyra Filho }
Por Terezinha Nunes


Favorecido pela conclusão do Porto de Suape, cuja construção foi quase toda custeada com o dinheiro azul e branco (recursos próprios) , Pernambuco tem batido, nos últimos anos, sucessivos recordes de arrecadação do ICMS tendo sido apontado, no início de 2011, pela Comissão Técnica Permanente do ICMS, orgão do Confaz, como o estado que experimentou maior aumento percentual de arrecadação deste imposto em 2010 (22,.5% em relação a 2009).

Entre 2007 e 2009 o ICMS estadual já tinha apresentado uma variação de crescimento de 42,9% se comparado a 2006. Para este ano de 2011 a previsão é de crescimento de 25%, o que pode levar a arrecadação deste tributo a alcançar a casa dos quase R$ 11 bilhões.

Apesar da euforia causada pela chegada de tantos recursos aos cofres do estado, quase sempre escondida pelo Governo para evitar o assanhamento dos funcionários públicos, sempre a reivindicar melhorias salariais, a verdade é que o estado experimenta, ao mesmo tempo, outro recorde, só que negativo e inexplicável : é o que paga os mais baixos salários do país aos professores da rede pública.

Levantamento realizado pelo MEC em 2008 constatou que Pernambuco paga a um professor 1/3 do salário pago ao mesmo professor pelo governo do Distrito Federal. Nem mesmo a lei federal número 11.738 de 2008, que obriga estados e municípios a pagar o piso salarial dos professores, está sendo obedecida pelo estado.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco - Sintepe - agora impedido de ocupar as galerias da Assembléia Legislativa ( as mobilizações ocorrem do lado de fora ) para camuflar a aplicação da lei, o estado vem incorporando ao salário gratificações, como o pó-de-giz, que, há muitos anos, funciona como uma compensação pelas alergias e outras doenças respiratórias causadas aos mestres após muitos anos de trabalho.

Isso significa que, para consumo externo, os professores têm aumento mas, para consumo interno, não pois a remuneração final não se altera.

O Plano de Cargos e Carreiras, uma reivindicação antiga dos professores, foi por água abaixo com a incorporação do pó-de-giz o que demonstra que em Pernambuco, ao invés de progredir, os professores estão regredindo no que se refere a valorização profissional.

A vida nunca foi fácil para categorias numerosas no serviço público como é o caso dos professores e dos policiais. Os administradores públicos têm dificuldade em atender às reivindicações porque cada ponto percentual a mais de aumento de salário representa muito na folha de pagamentos.

Quando o estado atravessou um longo período de estagnação econômica, só superado no final do primeiro mandato do governador Jarbas Vasconcelos, eram constantes as greves de professores, algumas durando meses, e de policiais.

Mas era de se esperar que quando Pernambuco experimentasse expressivos aumentos de arrecadação, como acontece agora, o comportamento fosse mudar.

Não é isso, porém, o que tem acontecido sobretudo com os professores que esta semana fizeram uma paralisação de 24 horas reivindicação o pagamento do piso salarial e denunciando a posição vergonhosa do estado em último lugar no ranking nacional no que se refere à remuneração dos trabalhadores na educação.


CURTAS

Indecisão - João Paulo, que tinha se dado um prazo até o final de julho para definir sobre a mudança de partido, continua na mesma. Já estamos na terceira semana de agosto e ele confessou a amigos que pediu um prazo de mais oito dias ao ex-presidente Lula, com quem se encontrou esta semana, para saber que rumo tomar. Sua fiel escudeira Lygia Falcão confundiu mais as coisas ao escrever no twitter, ainda em São Paulo " se liga me ligasse, eu também ligava liga, mas como liga não me liga, eu também não ligo liga". Liga será o pseudônimo de João da Costa?

Jogou a toalha - Camaragibe deve ser o único município da RMR onde o prefeito não está nem aí para a sucessão. Concluindo o segundo mandato, João Lemos (PC do B) não tem candidato e, por conta disso, a debandada em torno dele foi tão grande que o pré-candidato a prefeito Jorge Alexandre(PTB) está com o apoio hoje de nove dos onze vereadores. Coisa incomum em se tratando de um candidato de oposição.

Igarassu em pauta - Nos próximos dias estará definido o quadro da eleição 2012 em Igarassu. E tudo depende da ida ou não da deputada federal Ana Arraes para o TCU. Se ela for, o suplente de deputado federal do PSB Severino Nino assume em seu lugar. Senão, Nino deve ser candidato a prefeito com o apoio de Ives Ribeiro.

Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo

No Response to "A euforia e a depressão."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina