Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Tábuas de Pirulitos

{ Posted on 20:08 by Edmar Lyra Filho }
Por Terezinha Nunes

Quando decidiu, há dois meses, visitar Pernambuco para gravar cenas de um filme sobre sua vida de guerrilheiro, José Dirceu provavelmente não ficou sabendo, mas sua visita obrigou os prefeitos de Itapetim e Brejinho, municípios por onde passou na região Pajeú, a fazer uma parceria para tapar os buracos da estrada que liga as duas cidades, evitando transtornos para o “camarada” Dirceu, recebido como um “ilustre visitante”.

Se o ex-ministro tivesse ido de carro do Recife para Itapetim não tinha parceria que o impedisse de enfrentar os solavancos das estradas do Pajeú, em sua quase totalidade cheias de buracos. Mas, não se sabe porque, Dirceu saiu de jatinho do Recife direto para o município de Patos, na Paraíba - um estado que cuida muito bem das estradas - e só de lá viajou de carro, cruzando a fronteira, até chegar a Itapetim.

A visita de Dirceu serviu para mostrar mais amplamente o estado de abandono das estradas pernambucanas, classificadas pelos moradores de vários municípios como verdadeiras “tábuas de pirulitos”.

A buraqueira, pelo que se vê no noticiário de emissoras de rádio, jornais, blogs e TVs, não é privilégio de ninguém. Atinge todas as regiões, do Pajeú ao Moxotó, da Mata Sul à Mata Norte, do Araripe ao São Francisco, do agreste meridional ao setentrional e até as PEs e BRs da Região Metropolitana.

A situação tem inquietado os deputados estaduais de todos os partidos e até mesmo o líder do PSB, partido do Governo, na Assembléia, deputado Ângelo Ferreira, representante do Pajeú, a região que recebeu Zé Dirceu.

Em vários pronunciamentos, ele já solicitou ao Governo o recapeamento das PEs 280,265, 275 e 292, alegando que está difícil transitar por elas. Ainda no Pajeú, algo inusitado aconteceu há pouco tempo quando os moradores de Tuparetama fizeram um grande protesto pela recuperação da estrada que liga o município a São José do Egito. Os buracos são tantos que muitas pessoas estão preferindo usar estradas de terra para trafegar já que as asfaltadas cortam pneus, perderam o acostamento e o mato toma conta das pistas.

Nas diversas regiões é possível nominar as rodovias mais críticas. No Agreste Setentional a PE-90 que liga Surubim a Toritama é a mais crítica. A PE 75, na Mata Norte que sai de Goiana até a divisa com a Paraíba está de tal forma deteriorada que, segundo revelou em reportagem o Diário de Pernambuco,o asfalto está sumindo, podendo, em alguns trechos, ser arrancado com as mãos.

A PE 390,que liga Serra Talhada a Floresta, no sertão, está na mesma situação. No Litoral sul a PE-28, que dá acesso às praias do Cabo foi, recentemente, alvo de protestos da população. A PE 45, que liga Vitória a Suape não fica atrás. É um buraco só. Isso sem falar nas Matas Norte e Sul onde as mais recentes chuvas levaram o que podiam, inclusive parte das estradas.

Com 7.452 km de estradas federais e estaduais Pernambuco estaria em dificuldade para socorrer os municípios afetados, como disse recentemente em artigo o líder do governo na Alepe. Para tentar amenizar as cobranças ele citou que o Palácio está assumindo a duplicação de estradas federais, como a que liga Caruaru a Santa Cruz do Capibaribe.

Nada justifica, porém, que, até o momento, quase nada tenha sido feito para recuperar as estradas, o que faz com que os gastos agora tenham que ser maiores. Isso sem falar na BR-232, um eixo de desenvolvimento, completamente sem manutenção e que só agora, às vésperas do São João, está sendo capinada às pressas e remendada com asfalto colocado sobre placas de concreto, operação que não agüenta uma chuva.

No desespero e diante das cobranças da população alguns prefeitos estão, eles próprios, tentando resolver a questão como anunciou esta semana o prefeito de Petrolina Júlio Lóssio, cansado de pedir a recuperação das estradas do seu município. Mesma decisão foi anunciada pelo prefeito de Palmerina, Eudson Catão. Como os colegas de Brejinho e Itapetim que socorreram Dirceu, Lóssio e Catão iniciaram uma operação tapa-buracos.

O secretário de transportes, Isaltino Nascimento, pressionado pelas reclamações de norte a sul e de leste a oeste, anunciou esta semana que foi encomendado um levantamento da situação para que providências sejam tomadas. Ele só assumiu o cargo há cinco meses, mas o Governo já administra Pernambuco há quatro anos e meio.

CURTAS

Luta pelo TCU -A deputada federal Ana Arraes está trabalhando, de vento em popa, para conquistar uma vaga de ministra no Tribunal de Contas da União. E não tem confiado apenas no apoio do filho, o governador Eduardo Campos. Esta semana realizou um almoço em Brasília para o qual foram convidados todos os deputados federais pernambucanos. Inclusive os de partidos de oposição.

PEC da reeleição - O clima anda cada vez mais tenso na Assembléia Legislativa por conta da discussão sobre a PEC que autoriza a mesa-diretora a tentar a reeleição quantas vezes quiser. O que se comenta na casa é que se o voto fosse fechado a PEC seria derrotada mas, sendo aberto, dificilmente o Governo perde a parada.

Escaramuças - Tem gente do PT reclamando da intromissão do secretário de Cidades, Danilo Cabral, na seara da Secretaria de Transportes, espaço do PT no Governo e cujo secretário é o deputado licenciado Isaltino Nascimento. Pelo visto as escaramuças não vão terminar tão cedo pois o plano de mobilidade para a Copa é reivindicado pelas duas secretarias e as obras seguem até 2014.

No Response to "Tábuas de Pirulitos"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina