Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

O boicote a Dominguinhos

{ Posted on 23:27 by Edmar Lyra Filho }
Por Terezinha Nunes

Esta semana que antecede o São João termina com a confirmação de uma grande e inacreditável injustiça praticada pelos poderes públicos pernambucanos em relação a um dos monstros sagrados da cultura estadual, nordestina e brasileira: o cantor e compositor Dominguinhos, sucessor de Luís Gonzaga e admirado de Norte a Sul do Brasil.

Dominguinhos foi riscado do mapa de festejos juninos estaduais, sendo exceção o caso do município de Arcoverde, onde foi incluído na programação, e de um show de última hora marcado para o Parque Dona Lindu, mesmo assim só confirmado depois que o próprio artista botou a boca no trombone e deixou muitos administradores de calças curtas.

Ninguém até agora assumiu o boicote a Dominguinhos, que nunca deixou de ser atração no São João pernambucano e a própria Empetur, a primeira acusada, não assumiu a autoria: em nota ao blog Acerto de Contas, a direção informou que, apesar de patrocinar festas municipais, não escolhe os artistas. Ou seja, jogou a culpa nos prefeitos.

Desde que Dominguinhos acusou o golpe em entrevista ao radialista Geraldo Freire, duas versões estão sendo apontadas para explicar o ocorrido. Cada uma pior do que a outra.

A primeira aponta para o fato de o artista ter aparecido algumas vezes em propaganda política do PSDB – inclusive do candidato a presidente em 2010 José Serra- daí estar sendo boicotado pelos administradores e partidos que apóiam o PT, o que se configuraria como um caso grave de perseguição e um stalinismo claro. Stalin, que governou a Russia com mão-de-ferro, chegou a mandar tirar seus adversários – muitos desaparecidos misteriosamente - das fotografias oficiais para fazer de conta que nunca tinham existido.

A segunda versão é a de que os administradores estão preferindo contratar bandas modernas – em geral , de gosto duvidoso – do que apostar nos forrozeiros tradicionais que já não empolgariam a juventude.

Esta versão é tão cruel quanto a primeira até porque as atrações contratadas são tantas e diversas que não haveria justificativa para retirar da grade artistas como Dominguinhos, mais ao gosto dos tradicionalistas ou dos verdadeiramente apaixonados pela cultura pernambucana.

De qualquer forma, se configura cada vez mais a possibilidade de a primeira versão ser a mais correta. Pois, na verdade, se a opção fossem as bandas que Chico César batizou de “forró plastificado”, artistas como Elba Ramalho, Nando Cordel, Maciel Melo, Jorge de Altinho, não teriam sido contratados.

E se o boicote partiu de qualquer esfera de poder, o pecado é o mesmo. Privar o povo pernambucano de ouvir o nosso principal forrozeiro é um crime contra o próprio e contra a nossa cultura.

Independente de agradar ou não a juventude, nossos jovens só serão educados a dar maior atenção e ter maior respeito pela genuína cultura estadual se os poderes públicos derem o exemplo.

Além do mais, os recursos são públicos e, como tal, seu emprego deve obedecer às reais necessidades da população e não a ajudar um ou outro artista, dependendo da coloração partidária.

A época da Rússia Stalinista já passou. A não ser que este regime, há tanto tempo defenestrado do mapa mundial, esteja em plena implantação no Brasil, onde a política do “amem” aos poderosos se encontra em plena observância em alguns órgãos públicos.

CURTAS

Isolado - O prefeito de Araripina, Lula Sampaio, está fazendo uma administração tão desastrada que quase todos os líderes políticos do município se juntaram contra ele. Inclusive os arqui-inimigos Raimundo Pimentel, deputado estadual do PSB, e Emanoel Bringel, ex-prefeito, do PSDB. Da mesma forma que Elias Gomes, de Jaboatão, pelo trabalho realizado, junta cada vez mais partidos no seu entorno, Lula se isola dia a dia.

Na disputa – A deputada estadual Tereza Leitão (PT) tem reiterado aos amigos que manterá até o fim sua disposição de concorrer à Prefeitura de Olinda em 2012. Entende que, apesar de o PT e PCdoB serem aliados, os petistas precisam ampliar os espaços metropolitanos para enfrentar as eleições majoritárias futuras.

Saneamento – O Governo do Estado anunciou esta semana projeto que visa transformar a cidade de Petrolina em a primeira totalmente saneada no Estado. Petrolina, terra do ministro Fernando Bezerra Coelho, merece a honraria mas o que vai ser feito no Recife onde o saneamento só existe um um terço da capital e não se tem conhecimento de qualquer providência para acabar com este flagelo?

No Response to "O boicote a Dominguinhos"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina