Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Quer ser vereador? pergunte-me como.

{ Posted on 00:47 by Edmar Lyra Filho }


Em setembro finaliza o prazo de filiações partidárias para quem quer disputar eleições no ano que vem. Pensando nisto, decidi explicar um pouco o que significa algumas coisas importantes para o processo eleitoral.

Na eleição proporcional existe o chamado quociente eleitoral, ele serve para definir os vereadores, deputados estaduais e federais eleitos. Para 2012 apenas o cargo de vereador estará em disputa.

Para quem pretende ser vereador e ainda não decidiu o partido, a melhor alternativa é buscar aqueles partidos que não detenham vereadores de mandato, bem como partidos que tenham condições reais de atingir o quociente eleitoral.

Como a situação politico-partidária brasileira ainda é uma vergonha, existem diversos partidos e muitos ainda estão sendo criados, não há, perante o eleitor, uma definição pelo partido. Exceto o PT, o PMDB e o PSDB que são grandes agremiações partidárias, os demais partidos sequer atingem 1% de simpatizantes. O que significa que o pretenso candidato a vereador não vai ter prejuízo se escolher uma legenda pouco conhecida da população.

O voto, sobretudo para vereador, é uma decisão por afinidades pessoais. Portanto, se você tiver um quantitativo considerável de amizades e proximidades, é um excelente passo para obter sucesso na eleição.

Voltando ao quociente eleitoral, ele define a quantidade de cadeiras que o partido ou coligação terão direito pela votação obtida somando os votos nominais, que são os votos em todos os candidatos do partido, aos votos da legenda, que é quando o eleitor escolhe votar apenas no partido.

Se um partido alcançar 50 mil votos em todos os seus candidatos bem como na legenda, e o quociente eleitoral for de 20 mil, o partido terá direito a duas cadeiras na Câmara Municipal, podendo chegar a fazer o terceiro, a considerar as sobras.

Se você não dispõe de muitos recursos financeiros, corra das coligações proporcionais, os chamados chapões, que compreendem vários vereadores de mandato que buscam a reeleição. Naturalmente estes terão mais chances que você e para obter êxito, precisará de até o dobro do que precisaria em uma legenda que disputa em faixa própria, sem coligação.

Você já deve ter observado vereadores se elegerem com 3 mil votos, enquanto outros obtiveram 7 mil e não alcançaram o mandato. Isso quer dizer que o partido do que teve 3 mil votos conseguiu alcançar o quociente eleitoral mesmo tendo candidatos de menos votos. Mesmo elegendo bem menos candidatos que o chapão, as chances são infinitamente maiores por conta da menor quantidade de votos.

Resumindo: Busque um partido sem vereador de mandato, que tenha condições de obter o quociente eleitoral e que não participe de coligações proporcionais. Suas chances serão muito maiores. Na próxima oportunidade abordaremos questões mais específicas para quem já decidiu o partido que irá disputar, como estratégias de comunicação com utilização da imprensa e atuação em redes sociais.

No Response to "Quer ser vereador? pergunte-me como."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina