Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Coluna Gazeta Nossa primeira quinzena de dezembro

{ Posted on 00:16 by Edmar Lyra Filho }
Dilma acerta na área econômica.

A Presidente Dilma Rousseff acertou em cheio na indicação de Alexandre Tombini para o Banco Central e Miriam Belchior para o Ministério do Planejamento, bem como na manutenção de Guido Mântega no Ministério da Fazenda. O Presidente do Banco Central Henrique Meirelles tinha divergências pontuais com Guido Mântega. Meirelles era um defensor ferrenho das altas taxas de juros. Não por gostar de juros altos, ninguém gosta, mas por se preocupar excessivamente com o controle da inflação. Por conta disso havia uma certa rejeição do mercado a ele. No Planejamento o Ministro Paulo Bernardo deu conta do recado no Governo Lula, porém, Dilma optou por valorizar sua parceira no Programa de Aceleração do Crescimento onde era coordenadora, a engenheira Miriam Belchior. A escolha de Tombini para o Banco Central foi uma demonstração clara que a Presidente investirá em perfis técnicos com vasta carreira. Tombini é funcionário de carreira do Banco Central e participou de todos os governos, desde a implantação do Plano Real no Governo Itamar Franco, passando por Fernando Henrique e Lula. É fundamental que o Presidente do Banco Central tenha uma maior sinergia com o Ministro da Fazenda, obviamente, sem perder a autonomia. Um ponto imprescindível da nova equipe econômica foi confirmar que o tripé econômico será mantido, são eles: Câmbio Flutuante, Metas de Inflação e Responsabilidade Fiscal. Desde o Governo Fernando Henrique onde foi efetivado o Plano Real que esse tripé tem sido mantido e tem dado certo. O que esperamos da nova equipe é que haja uma proposta de redução dos gastos públicos e que prime pela eficiência da gestão pública. O ponto positivo dessa indicação de Dilma Rousseff para a área econômica foi mostrar que a meritocracia se sobreporá aos conchavos políticos. Esperamos que o restante da equipe da Presidente Dilma siga este mesmo propósito.

Nike e Apple - O Shopping Recife receberá duas novas lojas que irão sacudir o mercado local, são elas: Nike e Apple. Duas grifes importantíssimas que colocam Pernambuco no rol dos estados consumidores de marcas de qualidade.

Armando Monteiro - É possível que o Senador Armando Monteiro (PTB) seja convidado para assumir o Ministério da Micro e Pequena Empresa. Presidente da Confederação Nacional da Indústria, e responsável pelo Sistema S, Armando é o nome mais qualificado para o posto.

Douglas Cintra - Caso Armando Monteiro seja escolhido pela Presidente Dilma Rousseff para o Ministério da Micro e Pequena Empresa, o empresário Douglas Cintra (PTB) de Caruaru assume a vaga de Senador da República.

Assembleia - A briga é grande na Assembleia para ver quem assume a Primeira Secretaria. João Fernando (PSB), atual ocupante do cargo quer continuar, porém, André Campos (PT) quer o cargo, afinal, é um aliado fiel de Eduardo Campos e tem envergadura para o cargo.

PSDB - O Deputado Federal eleito Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, tende a levar seu partido para a base do Governador Eduardo Campos. Por esses dias a aliança deve ser anunciada e a partir de janeiro os tucanos deverão marchar juntos com Eduardo Campos.

PMDB - Podem anotar, é uma questão de tempo a saída do Senador Jarbas Vasconcelos do PMDB, afinal, ele perdeu a eleição de maneira acachapante para seu adversário e não é bem quisto no maior partido de sustentação do Governo Dilma Rousseff.

Desenvolvimento - Pernambuco é um estado que cresce de maneira saudável, graças aos avanços obtidos por Eduardo Campos. Viajando pelo estado pode se observar o quanto nosso estado cresce. Diferentemente dos anos anteriores, o desenvolvimento é para todo o estado de Pernambuco e não para uma determinada região do estado.

No Response to "Coluna Gazeta Nossa primeira quinzena de dezembro"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina