Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Debate da Band mostra superioridade de Serra.

{ Posted on 00:51 by Edmar Lyra Filho }
Quem assistiu pôde comprovar: José Serra foi o melhor candidato e conseguiu que Dilma Rousseff demonstrasse desespero.

Provavelmente Dilma foi orientada pelos marqueteiros a partir para o ataque, e seguiu à risca a orientação.

Pela minha pouca experiência em política, bate quem está atrás, e administra quem está na frente.

O debate da Band fugiu à esta regra, a considerar a pesquisa Datafolha apresentada neste domingo que aponta Dilma Rousseff com 48% das intenções de voto contra 41% do candidato José Serra.

Em votos válidos, Dilma teria 54% contra 46% de Serra.

Porém, estratificando a pesquisa em sob o ponto de vista regional, José Serra já lidera em três regiões, Dilma apenas em uma.

O que ainda favorece a liderança de Dilma é que no Nordeste ela lidera com 62% diante dos 32% de intenções de voto de José Serra, a considerar que o eleitorado do Nordeste corresponde a 27% do país, podemos concluir que o Nordeste ainda segura Dilma.

Talvez isso explique uma postura agressiva e desproporcional para quem está com 8 pontos de vantagem sobre o adversário.

Do ponto de vista do debate, José Serra foi respeitoso, coerente, tranquilo e direto no debate. Diferentemente de Dilma Rousseff que teve que fugir de temas difíceis como o Aborto e o Caso Erenice Guerra.

Na tentativa de fuga desses temas, Dilma partiu para a agressão ao candidato José Serra e utilizou o tema privatização no intuito de prejudicar o candidato tucano.

Pelo visto, a tentativa não surtiu efeito, afinal, o tucano respondeu à altura mostrando que as privatizações foram positivas para o Brasil e que as pessoas se comunicam hoje graças a ela. Afinal, caso a Telebras não fosse privatizada, muito provavelmente não teríamos mais celular do que habitante no país.

O tom agressivo de Dilma me lembrou Geraldo Alckmin em 2006, que apesar de ser um homem extremamente preparado, conseguiu ter menos votos no segundo turno do que teve no primeiro.

Esse tom agressivo só serve pro oponente, sobretudo se ele estiver à frente.

Em 2006 Lula aparecia com os mesmos 54% das intenções de votos válidos contra os 46% de Alckmin.

Alckmin bateu, bateu, bateu sobre o Dossiê e o Escândalo dos Aloprados que ficou no samba de uma nota só, e o resultado foi Lula ter mais de 60% dos votos válidos e Alckmin conseguir ter menos de 40%.

Isso tende a se repetir, porque a virada já ocorreu, a tendência é que essa virada seja ampliada por José Serra nas demais regiões e no Nordeste, reduto petista, Dilma fique com o que já tem: algo em torno de 65% dos votos válidos.

Portanto, posso afirmar que as próximas pesquisas, sobretudo a do Ibope de quarta-feira já devam mostrar um cenário bem mais favorável a José Serra do que o que mostrou o Datafolha.

E José Serra, segue a passos largos rumo a Presidência da República caso não haja alguma hecatombe que prejudique sua campanha como ocorreu com Dilma, que tendia a vencer no primeiro turno.

Portanto, Serra não precisa mais de nenhum escândalo contra Dilma para ser o próximo Presidente da República, basta manter o bom ritmo do guia eleitoral e a mesma performance apresentada no debate da Band.

1 Response to "Debate da Band mostra superioridade de Serra."

Gostei muito da postura do Serra, mostrou tranquilidade e foi incisivo quando necessário. Espero que a Dilma mantenha a postura do "sapo barbudo" nos próximos debates.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina