Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Coluna Gazeta Nossa segunda quinzena de outubro.

{ Posted on 23:43 by Edmar Lyra Filho }
José Serra pode vencer

No primeiro turno, muitos consideraram que José Serra estaria liquidado e que Dilma Rousseff seria a próxima Presidente da República. De fato, a força do Presidente Lula não deve ser questionada, transferiu boa parte da sua popularidade para uma candidata inexpressiva e totalmente desconhecida pelos brasileiros. Com 80% de popularidade, conseguiu que Dilma obtivesse 47% dos votos válidos no primeiro turno. E só teve isso por conta do Caso Erenice na Casa Civil, caso contrário poderia ter sido eleita no primeiro turno. A verdade é que Dilma Rousseff não foi confrontada e tendia a vencer sem qualquer obstáculo. Não por incompetência dos seus adversários ou pelo méritos próprios, mas principalmente pela situação econômica e social vivida pelo país e a vontade dos brasileiros de continuar tudo o que Lula havia feito. Porém, o improvável ocorreu. Marina Silva, com menos de 1 minuto na televisão e sem palanque algum nos estados, chegou a surpreendentes 20% dos votos válidos no primeiro turno. Fato que consolidou a existência do segundo turno, afinal José Serra teria, seguramente 30% dos votos válidos no primeiro turno, e chegou a quase 33%. Com o segundo turno, José Serra e Dilma Rousseff tiveram suas candidaturas confrontadas e, conforme a experiência e capacidade política, podemos entender que José Serra tende a ser o próximo Presidente do Brasil.

DATALYRA - Na eleição para Deputado Federal conseguimos acertar 22 dos 25 eleitos. Para Deputado Estadual o acerto foi de 36 entre os 49. Aproximadamente 80% de acerto entre as duas Casas Legislativas.

Eduardo Campos - Com a vitória esmagadora sobre o seu principal adversário, o Governador Eduardo Campos se consolidou como a principal liderança política de Pernambuco.

Jarbas Vasconcelos - Eleito Senador da República com quase 60% dos votos válidos e saiu do Governo de Pernambuco com 80% de aprovação em 2006, era inimaginável que Jarbas Vasconcelos tivesse menos de 15% dos votos válidos.

Fatores - Essa derrota se deu por conta de que seus aliados ficaram enfraquecidos e seu governo foi repelindo aliados fortes que foram pra base do Governador Eduardo Campos.

Fatores 2 - A derrota se deu também por total desorganização do comando de campanha de Jarbas, poderia até perder, mas jamais dessa maneira se a campanha tivesse sido bem planejada, organizada, executada e controlada.

Armando Monteiro - O Senador eleito Armando Monteiro (PTB) após ter sido o mais votado, surge como a principal aposta da Frente Popular para ser o candidato a Governador em 2014.

Cadoca - Mesmo tendo sido eleito, o ex-todo poderoso do Governo Jarbas Vasconcelos caiu para menos da metade a sua votação em relação a 2006. Provavelmente não disputará mandato em 2014 porque é um político decadente.

Eduardo da Fonte - Com mais de 330 mil votos, o deputado progressista foi a principal surpresa desta eleição, conseguiu triplicar a votação em relação a 2006 e surge como uma grande liderança política da nova geração.

Evangélicos - Em Pernambuco os evangélicos elegeram dois federais e dois estaduais, foram eles: Pastor Eurico (PSB) e Anderson Ferreira (PR) e Cleiton Collins (PSC) e Presbitero Adalto (PSB).

Raul Jungmann - Mesmo tendo sido o quarto colocado na eleição para o Senado, Raul Jungmann (PPS) se tornou mais conhecido entre os pernambucanos e surge como um dos pré-candidatos a Prefeito do Recife em 2012.

Daniel Coelho - Principal líder político do Partido Verde em Pernambuco, Daniel Coelho foi eleito Deputado Estadual com quase 50 mil votos e pode surgir como um dos candidatos a Prefeito do Recife em 2012.

DEM - A salvação do Democratas poderá ser a eleição de José Serra como Presidente da República, porque em Pernambuco elegeu apenas dois Federais e dois Estaduais, e perdeu o Senador Marco Maciel.

Sérgio Guerra - Caso José Serra vença, Sérgio Guerra pode ser alçado a condição de Ministro e André de Paula, primeiro suplente da coligação jarbista, assume o mandato.

No Response to "Coluna Gazeta Nossa segunda quinzena de outubro."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina