Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Jarbas condena manutenção da censura ao Estadão pelo STF

{ Posted on 18:33 by Edmar Lyra Filho }
Da Agência Senado

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) foi hoje (16) à tribuna criticar a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que em reunião na quinta-feira passada manteve – por 6 votos a 3 - a censura ao jornal “O Estado de S.Paulo”, que está proibido (há 138 dias) de publicar reportagens à “Operação Boi Barrica” envolvendo Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

“O que estava em jogo era a liberdade que os veículos de comunicação possuem de, em posse de informações de interesse da sociedade, poder ou não divulgá-los. O Supremo, ao restringir o debate, se apequenou perante a Nação”, disse Jarbas.

De acordo com o senador pernambucano, “não existe ninguém e nenhuma instituição acima do bem e do mal, pois são compostas por homens e mulheres”, e, por isso, mesmo passíveis de erros e distorções.

“Foi o que aconteceu, em minha opinião, com a maioria dos Ministros do Supremo. A jurisprudência firmada expõe ao risco a liberdade de expressão e o direito à informação. Ao acatar a possibilidade de censura prévia, o Tribunal foi inteiramente incoerente com sua decisão anterior de revogar a Lei de Imprensa, uma decisão tomada bem recentemente”.

Jarbas Vasconcelos também questionou o silêncio sobre o assunto entre os “movimentos sociais”. “Com exceção das entidades ligadas à imprensa e alguns poucos intelectuais, articulistas e colunistas, o posicionamento equivocado do Supremo Tribunal quase que passou em branco”.

O senador lembrou que já tinha tratado da questão. “Aqui mesmo nesta tribuna, em 18 de agosto passado, quando condenei a censura ao Estadão, alertei para a apatia da sociedade civil, para esse silêncio comprometedor e preocupante. Não se pronunciaram os chamados ‘movimentos sociais’, que hoje estão sob o patrocínio político e financeiro do Governo Lula e só se mobilizam quando é em benefício das forças que integram a ‘corporação governista’ liderada pelo Partido dos Trabalhadores.

Jarbas relacionou esse silêncio à forma como o presidente Lula conduz a política no País. “Infelizmente, o Brasil está se acostumando a essa quadra de nossa história, em que reina a mediocridade. O presidente Lula, para não se comprometer com os sucessivos escândalos do seu Governo, procura se colocar acima de todos, tratando com permissividade os corruptos, passando a mão na cabeça dos mensaleiros e dos aloprados, e falando tolices em discurso pelo Brasil afora”.

De acordo com o senador do PMDB, a história não acabou com a vitória de Lula nas eleições presidenciais de 2002. “Também espero que a história não se repita agora como uma farsa, obscurecida pela alta aprovação popular do presidente da República. Em todo este quadro, prefiro ser uma voz dissonante.”

Jarbas Vasconcelos também relacionou a decisão do Supremo Tribunal Federal aos ataques que a Imprensa livre tem sofrido em toda a América Latina. “Os efeitos dessa decisão do Supremo podem ser extremamente perniciosos. Por toda a América Latina se tornam evidentes os ataques e as restrições à liberdade de imprensa e ao direito à informação livre e independente. O Brasil não deve copiar essa prática retrógrada, autoritária, que é uma negação de tudo aquilo pelo que os brasileiros lutaram nos anos de chumbo”.

1 Response to "Jarbas condena manutenção da censura ao Estadão pelo STF"

Jarbas não é um democrata.Pediu a saída de Inaldo Sampaio ao dono do jornal em que ele trabalhabalhava.Que moral tem para falar sobre censura.É preciso que este senhor aprenda outra coisa da língua portuguesa que não xingamentos!Passou este tempo.Agora é união,debate e trabalho.
Ana Paula Sóter(ana.soter@imip.org.br)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina