Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

A indefinição do palanque do Governador pode prejudicar sua reeleição.

{ Posted on 01:04 by Edmar Lyra Filho }
Existe um ditado curto e certo, em política não pode haver muito cacique pra pouco índio, senão há problemas incontroláveis.

Esses problemas estão acontecendo na base do Governador Eduardo Campos (PSB).

Vamos ao nível nacional: Existem duas candidaturas no campo governista, uma é a de Dilma Rousseff (PT) com a bênção de Lula, a outra é de Ciro Gomes (PSB). Ambos não conseguem chegar a um acordo e Ciro não aparenta que irá desistir em prol de Dilma, que é o mais provável, e se isso ocorrer, ficarão sequelas imensuráveis.

Enquanto na oposição, já há uma sinalização de que o candidato é José Serra, faltando apenas a definição se Aécio Neves será o candidato a vice ou disputará o Senado por Minas Gerais.

Com as duas candidaturas, Dilma e Ciro, o PT pode ser forçado a lançar candidato próprio em Pernambuco e isso muda toda a formatação da chapa do Governador Eduardo Campos. Mas, vamos pra hipótese mais plausível, que é a de Dilma ser candidata e Ciro Gomes ser rifado do processo.

Aqui em Pernambuco, todos sabem quem são os candidatos da oposição.

Jarbas disputará o Governo de Pernambuco, Marco Maciel e Sérgio Guerra disputarão a reeleição para o Senado. Ficando em aberto apenas a vaga de vice que pode ser ocupada por André de Paula, Roberto Magalhães e Tony Gel (DEM) ou pelo Deputado Bruno Araújo (PSDB).

No caso do Governo, só tem uma vaga confirmada: A do Governador Eduardo Campos. Até a vaga de Vice-Governador ocupada por João Lyra Neto (PDT) entra na mesa de negociação. Também pudera, se Eduardo Campos for reeleito, em 2014 quiser disputar o Senado ou um voo mais alto, terá que se desincompatilizar do cargo e quem assume é o vice. O vice assumindo, tem totais condições de disputar a reeleição.

As vagas de Senadores tem cinco nomes pra duas vagas, são eles: Humberto Costa e João Paulo (PT), Fernando Bezerra Coelho (PSB), Armando Monteiro Neto (PTB) e Luciana Santos (PCdoB). Alguém aí vai ter que abdicar, e isso pode gerar sequelas graves no palanque.

Apesar de as pesquisas apontarem um certo favoritismo para Eduardo Campos, não há nada ganho e muita água vai rolar. Se o Governador não souber arrumar bem seu palanque, pode se prejudicar bastante em 2010.

4 Response to "A indefinição do palanque do Governador pode prejudicar sua reeleição."

Emidio Cavalcanti(emidio75@uol.com.br).
Custou-me a entender seu comentário,meu caro Edmar,mas quem está sem palanque e toda racha é oposição.Sequer sabe-se quem vai ser o cabeça de chapa.Não me venha com análises distorcidas.Seu blog é muito lido.Você procura ser abrangente,ver a situação do estado pelos mais diversos angulos.Uma coisa é você político,membro de uma facção partidária.O passionalismo vale.Outra o analista.A neutralidadedeve prevalecer.
Abraço
Emidio

conheça o blog do xereta

http://xereta2.blogspot.com/

Meu caro Emídio Cavalcanti,

Primeiramente gostaria de agradecer sua audiência ao nosso blog.

Depois, gostaria de informar-lhe que não estou à procura de ser considerado imparcial e de ser jornalista ou qualquer coisa do gênero.

Na coluna que mantenho no jornal Gazeta Nossa, um jornal quinzenal, busco ser o máximo imparcial possível.

Mas, aqui no blog eu busco demonstrar minha opinião sobre os fatos.

Não que na coluna eu não tenha essa opinião. No jornal, represento terceiros, aqui em no Blog represento Edmar Lyra.

Não recebo patrocínio do governo, não tenho cargo dado no TCE por Arraes/Eduardo Campos, não sou ligado a portal algum.

Não recebo dinheiro de Jarbas, de Sérgio Guerra, de Mendonça Filho e de muitos outros. Apenas coloco o que penso.

Não quero nunca que as pessoas pensem que o Blog de Edmar Lyra é imparcial, porque não é. Meu posicionamento no blog é claro: defendo o meu partido, o PSDB, e aliados do meu partido.

Porque são essas pessoas que acredito serem as melhores para comandar os rumos do Recife, de Pernambuco e do Brasil.

Fico grato por sua visita, não utilizo meu blog para denegrir a imagem de ninguém, apenas falo aquilo que acredito.

Não me movo a interesses escusos como outros optam por fazer.

Atenciosamente,
Edmar Lyra Filho.

Quanto a indefinição do palanque, basta você observar a entrevista do Governador ao Jornal do Commercio deste domingo, que está publicada no Blog de Jamildo, que você verá que nem o vice está confirmado.

Diferentemente do lado da oposição onde os candidatos são claros: Jarbas para o Governo, Marco Maciel e Sérgio Guerra para o Senado e José Serra como candidato a Presidente.

Ou você é daqueles que ainda acham que Jarbas Vasconcelos não será candidato a Governador?

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina