Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

A percepção do eleitor de Mendonça

{ Posted on 14:39 by Edmar Lyra Filho }
Recebi o texto a seguir de Edmar Lyra, candidato a vereador pelo DEM e fiel militante da campanha de Mendonça Filho a prefeito do Recife.

Gostaria de dividi-lo com vocês para aprofundarmos o debate sobre os rumos dessa disputa.

No texto, que ele preferiu não postar como comentário por causa do tamanho, Lyra avalia as chances de cada um na eleição e aposta que João da Costa está perto de atingir um teto de crescimento, em torno dos 35%.

O que diz Lyra:

Gostaria de discordar do amigo Fernando Holanda, que colocou que Cadoca iria para o segundo turno com João da Costa.

Primeiramente, o povo do Recife gosta de quem tem lado, já fui eleitor de Cadoca, nas eleições de 2004, inclusive fui militante da Juventude de Cadoca quando comecei minha militância na política, não tenho nada contra o Deputado, pelo contrário, iniciei minha vida na política ao lado dele.

Porém, esta posição de Cadoca de que ele é da base de Lula, apesar de ter sido coordenador da campanha de Alckmin em 2006. Aliado de Eduardo Campos, apesar de ter sido um defensor ferrenho do então Governador Mendonça Filho e candidato à reeleição.


Esta posição de Cadoca é um pouco complicada, pois, a população votou nele em 2004 contra o PT, em 2006 ele foi eleito contra o PT, e hoje se diz da base de Lula e de Eduardo e oposição a João Paulo.

Não quero descredenciar o Deputado Cadoca, até porque, se porventura ele fosse para o segundo turno contra o candidato de João Paulo, meu voto seria dele, pois, não voto no PT em hipótese alguma.

Ele é um Deputado atuante no Congresso Nacional, tem sua contribuição para Pernambuco e para o Recife. Foi um dos melhores secretários de turismo que o Recife e Pernambuco já tiveram.

E, acredito do fundo do meu coração, que apesar de ele estar ao lado de Lula e de Eduardo, a militância política ao lado de Mendonça Filho, de quem ele foi auxiliar e aliado por 8 anos, além de ser amigo pessoal do Ex-Governador, falará mais alto.

E num eventual segundo turno ele nos apoiará.

Quanto ao Deputado Raul Henry, é um grande homem público, tem sua contribução para o Recife e para Pernambuco, inclusive foi Vice-Prefeito desta cidade entre 1997 e 2000, ao lado do atual Deputado Federal, Dr. Roberto Magalhães, sendo um grande parceiro para fazer uma grande gestão que foi aquela do Ex-Prefeito Roberto Magalhães.

Tenho certeza que ele nos apoiará num eventual segundo turno contra João da Costa, bem como se, porventura Mendonça não estiver no segundo turno, o apoiaremos sem problema.

Mas, vamos ao que realmente interessa, Mendonça Filho saiu da eleição de 2006 mais forte do que entrou, ele perdeu a eleição, e isso ocorre com qualquer homem público.

Mendonça era denominado como o vice de Jarbas, apesar de ser considerado pelo Senador, um co-Governador. Mendonça depois do processo eleitoral de 2006, obteve um maior conhecimento por parte da população pernambucana, inclusive, saiu de cabeça erguida, tendo condições de hoje estar disputando a Prefeitura do Recife.

Alguns adversários criticam o ex-governador, e dizem que ele não estará no segundo turno, bem como, propagam aos quatro ventos que João da Costa vencerá no primeiro turno.

Porém, para João da Costa vencer no primeiro turno, como diz o sertanejo, ele vai ter que comer muito pirão.

Ele tem sua competência, foi Secretário de Saúde do Cabo quando Elias Gomes foi Prefeito, foi bem avaliado. Como Secretário de Planejamento Participativo, teve sua vitrine para se eleger o Deputado Estadual mais votado do Recife.

Não podemos subestimar o Deputado João da Costa(e com certeza, ele continuará Deputado). Mas, os aliados de João têm que entender que o povo apesar de avaliar bem os gestores, nem sempre elegem seus candidatos para sucedê-los.

Pernambuco é um grande exemplo disso. Jarbas era um gestor bem avaliado, foi eleito Senador com quase 60% dos votos, mas não conseguiu transferir voto para seu candidato. E, terminou perdendo a eleição.

Bem como, um Governador não elege o Prefeito da Capital há muito tempo. Em 1996, Arraes viu Roberto vencer. Em 2000, Jarbas viu João Paulo vencer, em 2004, Jarbas viu novamente João Paulo vencer…

Por isso, não quer dizer que Lula e Eduardo serão a certeza de que João Paulo fará o sucessor.
Quanto aos números de Mendonça, não vi Mendonça nem perder sucessivas eleições, em 22 anos de vida pública, a única derrota foi em 2006.

Nem Mendonça cair nas pesquisas. Todas as pesquisas que apontaram João da Costa na dianteira, colocam Mendonça atrás, dentro da margem de erro. E se for fora, é um ponto percentual.

Não quero descredenciar o crescimento de João da Costa, isso é notório. Também, ele teria que crescer, apoiado por 3 fortes políticos bem avaliados pela população, só se ele fosse muito, mas muito ruim de voto. O que ele já mostrou que não é ao ser o Deputado mais votado do Recife na eleição de 2006.

Agora, as pessoas chegarem a dizer que Mendonça estará fora do segundo turno, é querer menosprezar a vontade do povo do Recife, que o coloca na segunda posição nas pesquisas, e em todos os cenários de segundo turno, ele vence a eleição contra qualquer adversário.

Vamos aguardar as próximas pesquisas, e ainda faço uma colocação. João da Costa está próximo do seu teto, 35%.

E 35% não elege ninguém no primeiro turno. Mendonça Filho, se conseguir manter os seus 25%, coisa que ele conseguiu fazer há 2 anos, e mesmo sem nenhum partido ao seu lado, ele continuou com este percentual, por quê não manter durante a campanha ?

Com 25%, Mendonça garante sua vaga no segundo turno.

Até porque ele está apresentando ótimas propostas, estas que estão em plena sintonia com os anseios da população recifense.

Faz uma campanha limpa, leve e propositiva. Tem autonomia para fazer o que bem entender com sua campanha, e também quando for Prefeito do Recife.

Não ficará dizendo “benção padrinho”, posso fazer isso ? “benção padrinho”, posso fazer aquilo ? E quando o padrinho viajar ? Como o Recife ficará ?

Outro ponto que gostaria de tocar, vi no guia do candidato João da Costa que o Recife terá 2 prefeitos, caso João da Costa seja eleito.

Isso é muito ruim para o Recife, pois, João da Costa, o que entendemos pelos dizeres de seu guia, será um fantoche do Prefeito João Paulo.

O povo gosta de quem tem vontade própria, o povo gosta de quem tem propostas e projetos para melhorar a vida das pessoas, e não apenas um projeto de continuísmo no poder como PT quer se manter por mais 4 anos.
Fonte: Blog de Política

No Response to "A percepção do eleitor de Mendonça"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina