Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Candidato Edmar Lyra teve Orkut apagado e estuda ação judicial

{ Posted on 17:41 by Edmar Lyra Filho }
Prezado Jamildo Melo,

Assim como o Vereador Daniel Coelho(PV), as candidatas a Vereadoras Cecília Bradley(PV) e Marília Arraes(PSB), dentre muitos outros amigos meus que são candidatos a Vereador por diversos partidos, tive o meu perfil excluído.

Meu primeiro perfil foi excluído em meados de junho. Eu tinha nesse perfil 1.000 amigos, ou seja, este já estava lotado. Logo assim que este ficou lotado, criei um segundo perfil e tinha aproximadamente 100 amigos. Quando o primeiro foi excluído, imaginei que tivesse sido algum problema da google, mas não imaginei que seria por conta de política.

Comecei a readicionar meus amigos no perfil que havia criado, quando já estava com aproximadamente 500 amigos, a Google excluiu novamente meu perfil. Em consonância com a exclusão dos meus perfis, o perfil da filha do ex-governador Mendonça Filho, Ilanna Mendonça também havia sido excluído, além de 2 comunidades que defendiam o nome do ex-governador à Prefeitura do Recife nestas próximas eleições.

Na semana que passou, criei uma terceira conta no Orkut, esta sem qualquer menção à minha candidatura à Vereador do Recife, apenas com algumas fotos minhas e meu nome. Quando foi na quarta-feira da semana passada, acessei minha conta no Orkut, que já estava com quase 300 amigos por volta das 23:00 hs.

Tive que entrar no dia seguinte na internet, e por isso tentei entrar no meu perfil, aproximadamente umas 6:30 hs. Quando recebi, pela terceira vez, a mensagem de que havia violado as políticas de privacidade da Google e por isso meu perfil havia sido novamente excluído.

Li algumas contestações sobre o caso de estarem excluindo os perfis dos candidatos, e que os perfis haviam sido deletados por conta de denúncias sobre conteúdo ilegal, no caso, propaganda política.

Mas, como poderia ter meu perfil excluído se não havia propaganda política alguma neste terceiro que havia criado ?

É uma atitude criminosa de quem está fazendo isso, tentando prejudicar pessoas de bem que não estão fazendo mal algum ao se colocarem para disputar uma vaga no legislativo municipal. E posso garantir que nem eu, como também nenhum desses candidatos acima citados, como Daniel Coelho(PV), Marília Arraes(PSB) e Cecília Bradley(PV), que eram meus amigos no Orkut, e são meus amigos no cotidiano da militância política, estavam fazendo qualquer propaganda política que prejudicasse a vida dos eleitores que acessam o orkut.

Além disso, qual a explicação que a Google tem a dar de que militantes de partidos políticos e de candidatos tenham seus perfis excluídos sem fazer qualquer propaganda política ?

Estou estudando a viabilidade junto ao Departamento Jurídico do meu partido, o Democratas, bem como o contato com estas pessoas que tiveram sua liberdade de expressão cerceada, tanto militantes quanto candidatos a Vereador de todos os partidos, para ingressarmos com uma ação conjunta contra a Google Brasil Internet Ltda. solicitando à Justiça danos morais e materiais. Pois, a empresa está violando nossos direitos ao excluir nossos perfis, sem haver qualquer notificação prévia, como também nenhuma investigação sobre as denúncias infundadas de pessoas que não têm o que fazer e optam por prejudicar pessoas de bem. Vivemos num regime democrático e o autoritarismo de ações como esta tem que ser cada vez mais banido da nossa sociedade.

A Empresa deveria se preocupar em excluir comunidades e perfis que incitam a pedofilia, preconceitos raciais, torcidas organizadas que se reunem no Orkut para marcar brigas, entre outros problemas, que todos nós usuários do Orkut passamos ao criar contas na Google.

Reitero minha admiração pelo profissional que você é, parabenizo-o pelo sucesso que seu blog vem tendo desde sua criação, e peço que tanto você, quanto toda a imprensa nos ajude a resolver este impasse que não só prejudica os candidatos, mas todos aqueles que têm contatos pessoais, contatos profissionais, entre outros.

Agradeço desde já a atenção,
Um forte abraço,
Sem mais,
Edmar Lyra
Secretário-Geral
Juventude Democratas Pernambuco
Candidato a Vereador do Recife pelo Democratas.


Blog de Jamildo

No Response to "Candidato Edmar Lyra teve Orkut apagado e estuda ação judicial"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina