Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Ataques no Orkut dos candidatos

{ Posted on 15:26 by Edmar Lyra Filho }

Internet // Piratas eleitorais retiram páginas da grande rede em ação de contracampanha
Josué Nogueira // Diario
jota.nogueria@diariodepernambuco.com.br

Território livre dos limites da lei eleitoral, a internet virou ferramenta de conquista de votos mas também é ambiente para uma 'contracampanha' com caraterísticas criminosas. Comunidades de apoio a candidaturas e mesmo perfis de concorrentes existentes no site de relacionamento Orkut têm sido deletadas aleatoriamente. Páginas que reúnem às vezes mais de 300, 500 e até mil integrantes têm as contas encerradas sem que se conheça a razão ou o(s) responsável (is) pelo sumiço. Ou seja, o(s) autor(es) do "delito" virtual está livre de punição e pode continuar a agir contra quem usa a rede para fazer campanha.

Os candidatos a vereador do Recife, Cecília Bradley (PV) e Edmar Lyra (DEM) e aliados do concorrente do DEM à prefeitura da capital, ex-governador Mendonça Filho vêm enfrentando nas últimas semanas uma batalha que cai como uma luva na expressão "enxugar gelo". Vêem desaparecer misteriosamente comunidades, criam novas, refazem os contatos e aíficam sem as páginas.

Cecília e Edmar, assim como Adson Dantas, que movimenta espaços destinados a Mendonça no Orkut, levantam duas suspeitas. A atitude seria obra de adversários que arregimentam hackers para desbcobrir senhas e fechar as páginas. Outra possibilidade seria uma ação de conjunta de grupos (também concorrentes) que gastariam horas enviando ao Google (proprietário do Orkut) denúncias contra as comunidades, sob o argumento de que ali circula conteúdo é impróprio.

Em casos assim, o Google investiga, mas antes notifica o dono da comunidade. Isso, segundo eles, porém, não tem acontecido. As contas são encerradas abruptamente. O pior é que as avaliações dos prejudicados não passa de especulações, uma vez que não há como provar. Cecília que já ficou sem duas comunidades e um perfil, conta que perdeu 1,5 mil contatos e reclama. "Isso pode ser coisa de candidato retrógrado, que não se informatizou", disse, acrescentando que faz tudo dentro de uma ética que, segundo ela, não agride a privacidade de ninguém. "Faço um trabalho massificado pela internet porque não acho justo poluir visual e sonoramente".

Adson Dantas diz que já enviou pedido de informações ao Google, mas não obteve resposta. Mas revela que a ordem é renovar comunidades e não deixar os membros desinformados. Já Edmar releva que pensa em entrar com processo contra o proprietário do Orkut.

link: http://www.diariodepernambuco.com.br/2008/08/14/politica1_0.asp

No Response to "Ataques no Orkut dos candidatos"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina