Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Mendonça apresenta propostas para a segurança pública com foco na área social

{ Posted on 12:33 by Edmar Lyra Filho }

Em mais um encontro aberto aos recifenses, o candidato a prefeito Mendonça Filho apresentou, nesta terça-feira (22), suas propostas para a área de segurança pública.

O evento foi realizado no auditório da Livraria Cultura e contou com a presença do candidato a vice André de Paula, de lideranças comunitárias, de moradores de diversos bairros e de integrantes da área de segurança. “Meu foco será a ação na área social, pois acredito que a valorização da qualidade de vida da população tem relação direta com a redução da violência”, afirmou.

Mendonça destacou que, sob sua administração, a prefeitura terá uma postura mais atuante no combate à violência, além de investir em parcerias com o governo estadual, com o Poder Judiciário e com a sociedade civil. “A segurança pública é uma área que exige múltiplas responsabilidades. Por isso não vou me omitir, principalmente no cuidado com a juventude. Mais do que um compromisso político ou de discurso, este é um compromisso de ação”, enfatizou. “Terei total disposição em estabelecer entendimento com quem for necessário. As parcerias serão bem-vindas”, acrescentou.

O investimento em políticas sociais contemplará programas e projetos como o Ação Integrada pela Segurança, voltado para os jovens e crianças e para as áreas territoriais consideradas de risco. Por meio dele, Mendonça dará uma atenção especial a bairros com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que tenham espaços de lazer e esporte inexistentes, altos índices de violência e condições precárias de moradia, transporte, saúde e urbanização. “O Ação Integrada foi uma experiência vitoriosa que executei na época em que estive à frente do governo estadual”, lembrou.

O Ação Integrada pela Segurança abrangerá a criação de Escolas em Tempo Integral e do programa Estação Futuro, que garantirá aos jovens recifenses capacitação profissional e uma oportunidade de conseguir o primeiro emprego. Já as crianças serão favorecidas com a ampliação das creches. “Meu objetivo é levar uma creche para cada bairro. Hoje, 16 mil crianças são atendidas pelas creches. Ampliarei este número para 50 mil beneficiados”, informou.

Com uma atenção especial para as políticas sociais, Mendonça pretende dar uma nova face à capital pernambucana. “Alguns cidadãos têm dificuldade de conseguir um emprego por conta de seu bairro ser estigmatizado pela violência e criminalidade. É um grande engano achar que a maioria das pessoas de uma determinada localidade é de criminosos. Quero reverter essa situação, pois Recife tem que ser um só”, declarou.

Mais ações – Além do investimento na área social, as propostas de Mendonça para a área de segurança pública contam com outras ações para o enfrentamento da violência. Entre elas, a duplicação do efetivo da guarda municipal, que terá seu contingente ampliado para 2 mil guardas e suas atribuições reestruturadas. A nova guarda municipal fará a proteção ostensiva do patrimônio público, atuará no trânsito e terá como operações permanentes a patrulha escolar e a proteção da população em áreas de alto risco. “A guarda municipal não ocupará o espaço da Polícia Militar, mas atuará de forma suplementar”, frisou Mendonça.

Ele também irá cuidar da iluminação pública da cidade, levando luz a áreas que hoje estão na escuridão e favorecem a ação de assaltantes, e aperfeiçoará projetos existentes, como o Projovem e o Agente Jovem, realizados pela prefeitura em parceria com o governo federal. “Hoje, há alunos desses programas que recebem o auxílio financeiro com atraso e muitos não chegam nem a receber seu diploma fim do curso. Isso será mudado”, afirmou.

Uma das novidades das propostas de Mendonça é a implantação do Observatório de Dados, que fará o registro da violência irá elaborar o Mapa do Crime com informações geo-referenciadas sobre todo o território recifense, permitindo cruzamento de dados para ações preventivas. A meta é dar apoio, através do Observatório, à Segurança Pública Estadual, disponibilizando informações pertinentes ao planejamento das políticas públicas de combate à violência.

Mobilização – A participação da sociedade será bem-vinda no governo de Mendonça. Em quatro anos, ele implantará 18 Núcleos de Apoio à Participação Popular (NAPPs), nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife. O objetivo é tornar os NAPPs espaços de referências para os cidadãos com espaço para abrigar Conselhos Comunitários de Segurança, Núcleos de Mediação de Conflitos, Conselhos Tutelares e unidades dos Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

Por meio do projeto Bombeiro Voluntário, Mendonça criará uma rede de voluntariado em todos os bairros do Recife, mobilizando homens e mulheres nas comunidades para atuar na prevenção da violência e no atendimento a acidentes e sinistros, como enchentes, desabamentos e incêndios. Os voluntários receberão capacitação para que possam desenvolver suas funções de forma correta e satisfatória.

Os recifenses também poderão dar sua contribuição para o combate à violência com o projeto De Olho na Cidade, que prevê a criação da Rede de Monitoramento Cidadã. Ela será composta por segmentos sociais que observam as ruas cotidianamente como porteiros de condomínios, taxistas, motoristas de ônibus e funcionários de estabelecimentos 24 horas, a exemplo de restaurantes, bares e hospitais.

Já a parceria com a sociedade civil – organizações não-governamentais, clubes de serviço e setor empresarial – ocorrerá através do programa Proteção Amiga. O objetivo é disponibilizar oportunidades de trabalho a jovens e adultos reabilitados ou que estejam em liberdade assistida ou cumprindo penas alternativas. Será função do projeto, ainda, garantir apoio às mulheres, crianças e idosos vítimas de violência.

Combate às drogas – Mendonça irá trabalhar para ampliar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), associando o projeto, hoje realizado pela Polícia Militar, às atribuições das equipes de Saúde da Família. Ele ainda introduzirá o programa nas escolas e postos de saúde de forma sistemática.

O investimento na área de esportes também será uma das ações para frear a entrada de crianças e adolescentes no mundo das drogas. Através do projeto Esporte à Noite, Mendonça pretende incentivar a realização de atividades esportivas nos períodos noturnos, prioritariamente em áreas de elevado índices de violência. O objetivo é garantir aos jovens a ocupação de seu tempo, evitando momentos propícios para o consumo do álcool e de drogas. O programa será promovido em praças, escolas e logradouros públicos e terá a contribuição de ex-atletas de destaque em modalidades esportivas para atuar como animadores e disseminadores da prática de esportes.

Fonte: Democratas Pernambuco

No Response to "Mendonça apresenta propostas para a segurança pública com foco na área social"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina