Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

FHC tem razão.

{ Posted on 23:18 by Edmar Lyra Filho }
O artigo, O papel da oposição, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sintetizou com maestria os caminhos que a oposição devem seguir. FHC constatou o óbvio: Não adianta querer mudar a mentalidade de quem recebe benefícios do governo do PT.

No governo do PSDB, criamos o Bolsa-Escola, Bolsa-Renda e Vale-Gás, ambos se tornaram o Bolsa-Família atual. Mas nunca o PSDB utilizou politicamente esses programas sociais. É fato que muitas pessoas saíram da pobreza graças aos programas sociais. E consequentemente, mudarão suas demandas. Se você não tem comida, você quer apenas comida, quando a conquista quer uma roupa, quando tem a roupa, quer um passeio e assim sucessivamente, o fato é que na nossa sociedade, ninguém está satisfeito com o que tem.

Diante dessa cultura, onde as pessoas não têm mais o problema da inflação que foi minimizado por FHC, e não se sabe se vai voltar agora com o PT, onde todos têm acesso a comunicação graças a FHC, etc. Vão surgir outras demandas. Hoje todos também têm computador, internet, etc. Isso é fruto do controle inflacionário, da estabilização econômica, onde podemos planejar o nosso salário e nossa renda para fazermos aquisições, sejam a vista ou parcelado.

O que pode ser uma nova demanda da sociedade atual? Redução de impostos, viabilizar estudos no exterior para recém-formados através de um financiamento estudantil, políticas públicas voltadas para a inclusão racial, inclusão sexual, etc. Legalização das drogas também pode ser uma demanda de uma parte considerável da sociedade. Além do mais, essa própria sociedade talvez nem se preocupe exclusivamente com o que o Governo pode dar a ela.

Pode ser que o que ela queira seja apenas participar, opinar, discutir, debater com os políticos através da internet. Talvez a proposta de acabar com a corrupção, maior eficiência de gestão, apresentando o quanto o Brasil perde com a corrupção e quanto ele poderia ganhar melhorando sua eficiência governamental. Quanto o brasileiro pagaria a menos de impostos se não tivéssemos corrupção.

Uma questão a ser discutida diretamente com o eleitor seria sobre a Previdência Social. Explicar que na atual situação a tendência é que ela não possa assistir aos pensionistas e aposentados no futuro e qual seria a melhor alternativa para estruturar um sistema eficiente e eficaz de seguridade social. O PSDB e a oposição também precisam exaltar os avanços do governo FHC, que não foram poucos. Não podemos mais nunca esconder a importância do governo dele para o que vivemos hoje. Enquanto o PT exalta Lula, o PSDB esconde FHC. Isso não pode acontecer.

Se o Brasil hoje cresce e tem uma economia consolidada, isso foi exclusivamente feito do PSDB e do Governo FHC. Imaginem o que seria do Brasil se em 1994 tivesse sido eleito Lula em vez de FHC? E Lula tivesse feito tudo o que ele havia prometido? Estaríamos no mesmo nível de Cuba ou até pior. O Governo de Lula deu certo e ele saiu com elevada aprovação porque FHC deixou as bases consolidadas para que o país tivesse um norte e um rumo. O discurso da oposição tem de ser esse, defesa do legado do Governo do PSDB e apresentar novas alternativas e discussões de reformas que o PT não foi capaz de fazer.

A reforma universitária, previdenciária, judiciária, tributária e a mãe de todas as reformas, a política, devem ser uma obsessão da oposição. Na universitária precisamos consolidar o ProUni, o Reuni, fortalecer o Protec e transformar o Fies em uma alternativa de financiamento para estudos no exterior, fazendo com que a classe média possa levar seus filhos para estudar no exterior com um financiamento viável que caiba no orçamento da classe C.

Na reforma judiciária, podemos cobrar uma maior eficiência dos processos, fazendo com que os Juizados de Pequenas Causas voltem a ter a rapidez de quando ela foi idealizada. Estabelecer prazos para que os demais processos andem rapidamente, diminuindo a quantidade de recursos possíveis. Isso ajudará bastante o andamento da sociedade brasileira e é uma bandeira a ser defendida que tem respaldo popular. Quem não quer uma justiça mais rápida?

Na reforma previdenciária, precisamos mostrar para a sociedade que o atual modelo é inviável e que daqui a vinte ou trinta anos será impossível que o atual contribuinte possa ser beneficiado pela Previdência Social. Podemos propor um sistema de concessão privada com regulamentação governamental para que as pessoas possam contribuir e terem a garantia que receberão por isso. O sistema de previdência privada é melhor, mais viável e não onera a máquina pública.

Na reforma tributária a maior proposta não é exclusivamente de redução de impostos, porque somos conscientes e sabemos que o Brasil não consegue andar se tiver uma carga tributária de 25% por exemplo. A questão é distribuir melhor os recursos obtidos e simplificar os tributos que são pagos onde o consumidor final paga diretamente tudo o que é cobrado pelo governo. Sob a ótica da classe média também temos a questão das rodovias brasileiras, onde podemos fazer um programa nacional de recuperação do sistema rodoviário brasileiro. O sistema aeroviário também pode ser apresentado um novo modelo de gestão para os aeroportos do Brasil através de concessões a iniciativa privada e regulação governamental, hoje a classe média sofre diante de um sistema que opera estrangulado.

O fato é que alternativas a oposição tem, a ideia está colocada por FHC e pode ser alimentada diariamente por outras pessoas que não concordam com as forças que atualmente governam o país. Precisamos utilizar mais e melhor a internet, as redes sociais e aproximar os partidos da oposição perante a classe média, que geralmente vota com a oposição, mas não se sente instigada a discutir política e influenciar pessoas a votarem na oposição. Se existir essa proximidade, facilitaremos o discurso da oposição e a penetração perante todas as classes sociais.

Até mesmo aqueles lá de cima que citei, que apesar de ser reduto petista, pode passar a votar conosco se sentir que sua demanda deixou de ser o Bolsa-Família e almejar coisas melhores para si e para sua família.

No Response to "FHC tem razão."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina