Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

2012 é logo ali.

{ Posted on 15:15 by Edmar Lyra Filho }
Tenho acompanhado a pífia gestão que João da Costa faz na Prefeitura do Recife, e sua maciça reprovação perante o povo recifense. Infelizmente tenho visto uma oposição pouco articulada no intuito de construir uma candidatura viável para efetivamente conquistar a PCR.

Alternativas viáveis existem, tem o caso da candidatura de João Paulo pelo PMDB que já coloquei em outras oportunidades, que é, sem dúvidas, o grande golpe de mestre da oposição. Mas o que quero abordar não é isso.

Entendo que Mendonça Filho, Raul Henry, Raul Jungmann, Bruno Araújo e Daniel Coelho querem ser candidatos, e têm legitimidade para buscarem uma candidatura a Prefeito do Recife. O que precisamos levar em consideração é se eles querem disputar apenas pra ser mais um na eleição ou se realmente querem vencer a PCR e tomá-la do PT.

Se quiserem vencer a eleição, precisam levar em conta aqueles que têm grande intenção de voto, mas principalmente aqueles que têm baixa rejeição. Não adianta, por exemplo, determinado candidato ter 30% nas pesquisas se sua rejeição passa dos 40%. Ele pode ter um elevado índice de intenção de votos, mas não consegue crescer a ponto de vencer a eleição.

Eis a minha análise sobre cada pré-candidato que possa se tornar candidato da oposição.

Mendonça Filho: Já disputou duas eleições majoritárias, em 2006 para Governador e em 2008 para Prefeito do Recife, não conseguiu crescer nas intenções de voto durante a campanha, apesar de ser um político preparado, gestor competente, não o vejo como um nome competitivo para vencer a eleição.

Raul Jungmann: Foi candidato a Prefeito do Recife em 2004, ganhou boa inserção na classe média, mas não cresceu muito. Em 2010 candidatando-se ao Senado, obteve boa votação no Recife, mas sob minha ótica, não creio que ele tenha condições de crescimento a ponto de vencer a eleição.

Daniel Coelho: É um nome jovem na cidade, já exerceu dois mandatos de vereador e obteve expressiva votação para Deputado Estadual, é um nome com pouca rejeição, pode crescer, mas não se sabe o nível de crescimento de uma candidatura dele. Além do mais, ele pra se viabilizar precisa sair do PV.

Bruno Araújo: Nome extremamente qualificado e preparado, tem boa oratória e é um político com grande visão. Também é bastante jovem e já é experiente, exerce o segundo mandato de Deputado Federal, pode crescer se for candidato, mas assim como Daniel Coelho, não sabemos se pode chegar a vitória.

Raul Henry: Já foi vice-prefeito do Recife, Deputado Estadual, Secretário e é Deputado Federal. Em 2008 foi o candidato da oposição que mais cresceu, saindo dos 2% iniciais até os 17% finais da eleição. É um político qualificado, preparado e com pouca rejeição, talvez sendo candidato único da oposição tenha a melhor chance.

Acredito que na ausência de João Paulo na disputa, a oposição deveria lançar as candidaturas de Mendonça Filho pelo DEM e Raul Henry pelo PMDB. Repetindo 2008, mas com maior carga em Raul Henry, por considerar que ele seja o nome de menor rejeição e maior potencial de crescimento.

Antes de definir essas duas candidaturas, os partidos devem dialogar com a sociedade, repetindo o que Elias Gomes fez em Jaboatão dos Guararapes. Considerando que temos um lapso temporal até as definições das candidaturas, os pré-candidatos devem realizar reuniões sistemáticas com a sociedade no intuito de serem inseridos nela, bem como apresentar um programa de governo em sintonia com os anseios da população.

A contratação de um marqueteiro competente como Duda Mendonça ou Nizan Guanaes também deve ser viabilizada pela oposição, porque as dificuldades continuarão as mesmas. Precisarão ter um discurso de fácil percepção por parte do povo do Recife. Duda Mendonça fez o operário Presidente, Nizan Guanaes fez FHC que não tinha muito traquejo na comunicação Presidente. Portanto, são nomes competentes que podem de uma vez por todas colocar a oposição de volta à PCR.

No Response to "2012 é logo ali."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina