Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Coluna Gazeta Nossa primeira quinzena de Janeiro.

{ Posted on 19:31 by Edmar Lyra Filho }
Paulo Câmara pode disputar a Prefeitura do Recife.

O Governador Eduardo Campos enfrentou a crise do escândalo dos cachês na Secretaria de Turismo e também na Empetur. O fato derrubou o Secretário de Turismo Silvio Costa Filho que andava a passos largos para ser candidato a Prefeito do Recife em 2012. Diante da crise, que apesar de não ter respingado na popularidade do Governador, foi algo desconfortável, Eduardo Campos designou Paulo Câmara, então Secretário de Administração e considerado um dos mais competentes auxiliares do Governador, para assumir a Secretaria de Turismo de Pernambuco. Assim que Paulo Câmara assumiu o posto, exorcizou o fantasma da corrupção que pairava pela Setur e pela Empetur. Paulo Câmara é Bacharel em Ciências Econômicas pela UFPE, Pós-Graduado em Contabilidade e Controladoria Governamental também pela UFPE e possui Mestrado em Gestão Pública pela mesma universidade. Aos 38 anos é uma unanimidade dentro do governo Eduardo Campos do ponto de vista gerencial e é considerado por muitos, um curinga do Governador. Diante de um vasto currículo, competência comprovada, respaldo e confiança do Governador mais bem avaliado do Brasil, Paulo Câmara pode ser o nome do PSB e de toda a Frente Popular para disputar a Prefeitura do Recife em 2012. Diante da falta de apoio do Prefeito João da Costa, dificilmente Eduardo Campos, Armando Monteiro, Humberto Costa e Dilma Rousseff irão bancar a candidatura do petista para uma eventual reeleição, porque corre sério risco de perder a PCR para a oposição, e não é isso que Eduardo Campos e seus aliados querem. A tendência é que João da Costa, Prefeito extremamente mal avaliado, possui apenas 24% de ótimo e bom no Datafolha, desista de concorrer à reeleição porque corre sério risco de ser um fiasco nas urnas. Com a desistência de João da Costa, o caminho fica livre para que Eduardo Campos indique Paulo Câmara para disputar o voto dos recifenses para a Prefeitura. Além do mais, Eduardo Campos mantém a fatia do bolo do poder do PSB conquistando a Prefeitura da capital, tendo em vista que ele não será candidato novamente e deve indicar Armando Monteiro (PTB) ou Humberto Costa (PT) para disputar o Governo de Pernambuco em 2014. Com os 8,4 de nota no Datafolha, sendo o melhor Governador do Brasil, Eduardo Campos elege até um poste no Recife, imagina alguém competente como Paulo Câmara?

DEM - Comenta-se que há uma guerra silenciosa pelo comando do DEM em Pernambuco. O grupo ligado a Marco Maciel que é o Deputado não-reeleito André de Paula e a vereadora candidata a Deputada não eleita Priscila Krause querem a Presidência estadual do partido, enquanto Mendonça Filho e Augusto Coutinho Deputados Federais eleitos que compreendem também Tony Gel, Deputado Estadual eleito tentam manter o comando do partido.

DEM 1 - A conta é simples, Mendonça Filho, Augusto Coutinho, Tony Gel e João Mendonça significam quase 300 mil votos e 3 mandatos conquistados, enquanto Priscila Krause e André de Paula significam menos de 100 mil votos e nenhum mandato conquistado em 2010. Portanto, o DEM deve ficar nas mãos do grupo Mendonça.

Divisão - Esta divisão do DEM, que já ocorre a nível nacional, pode gerar diversos problemas para o partido que já está fragilizado por ser oposição nas três esferas de poder e não ter respaldo popular.

Augusto Coutinho - O Deputado Federal Augusto Coutinho é um dos melhores quadros políticos de Pernambuco. Chegando agora a Câmara dos Deputados e respaldado por 70 mil votos dos pernambucanos, Augusto deve surpreender muita gente, sendo um dos melhores parlamentares do Congresso Nacional.

Daniel Coelho - O Deputado Estadual Daniel Coelho surge como um possível pré-candidato a Prefeito do Recife em 2012 e pode se consolidar na cena política de Pernambuco por ser um grande parlamentar.

Eduardo da Fonte - Surge a possibilidade da grande surpresa da eleição passada disputar a Prefeitura do Recife em 2012, afinal, ele obteve 330 mil votos para Deputado Federal. Porém, é provável que Eduardo da Fonte respeite a liderança do seu xará, Governador Eduardo Campos e apoie o seu indicado.

Mercado de Areias - Comerciantes e moradores do entorno do Mercado de Areias cobram do Prefeito João da Costa a requalificação do mesmo. A PCR estatizou o mercado e até agora não fez o que prometeu, que seria a requalificação da área que se transformou em um espaço para drogas e prostituição.

Fernando Bezerra Coelho - Conforme antecipamos no Blog de Edmar Lyra e aqui na coluna, Fernando Bezerra Coelho assumiu o Ministério da Integração Nacional e tende a se consolidar para pleitos majoritários em Pernambuco.

1 Response to "Coluna Gazeta Nossa primeira quinzena de Janeiro."

FBC não assumiu qualquer ministério... Foi indicado e será o futuro ministro da integração nacional

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina