Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Pesquisa do Instituto Maurício de Nassau: Eduardo 51% e Jarbas 28%

{ Posted on 16:46 by Edmar Lyra Filho }
Por Maurício Costa Romão

Pesquisa divulgada hoje realizada pelo Instituto Maurício de Nassau (IMN) mostra o candidato situacionista, Governador Eduardo Campos, bem à frente do seu opositor, Senador Jarbas Vasconcelos em intenção de votos para o executivo estadual: 51 a 28%, uma diferença de 23 pontos.

Levando-se em conta levantamentos anteriores do próprio IMN (vide gráfico a seguir), observam-se pequenas variações nas intenções de votos dos dois candidatos: Eduardo circunscrito ao patamar de 50 a 55%, e Jarbas ao de 25 a 30%.

Embora dentro da margem de erro, os números desta pesquisa de agora, referentes ao Governador, oscilaram negativamente, e os do Senador, positivamente, em relação ao levantamento anterior, o de fins de novembro.


Por ouro lado, os números da pesquisa também apresentam alguma variação relativamente aos resultados dos dois levantamentos divulgados nesses últimos dias, o do Vox Populi e o do Ibope. No primeiro a diferença foi de 29 pontos (57 a 28%), ao passo que no segundo, a distância caiu para 24 pontos (55 a 31%). Neste caso há que se ter cautela quanto a comparações, já que se trata de institutos diferentes, com suas metodologias distintas, etc.

Com esse cuidado interpretativo, é interessante colocar as várias pesquisas dos diferentes institutos num mesmo gráfico (vide abaixo), apenas à guisa de auxílio à prospecção de tendências, e como mais um elemento de consideração para análises globais.


Fonte: Mar 1 (Datafolha), Mar 2 (IMN); Ago 1 (Vox Populi), Ago 2 (IMN); Nov (IMN); Dez 1 (Datafolha), Dez 2 (Ibope); Fev (Vox Populi); Mai 1 (Vox Populi), Mai 2 (Ibope), Mai 3 (IMN).


De fevereiro para cá, nota-se uma sinalização de arrefecimento dos números do Governador, como que indicativa de que o patamar de 50 a 60%, no qual o mandatário estadual permaneceu por muito tempo, tende a ser rompido, no sentido de passar para o de 40 a 50%.

Já os números do Senador ainda não conseguiram deixar o entorno do patamar de 25 a 30%, embora, antes desta pesquisa de hoje, o gráfico sinalizava para adentramento no patamar de 30 a 35%.

É esperar novas pesquisas, e elas serão muitas!

No Response to "Pesquisa do Instituto Maurício de Nassau: Eduardo 51% e Jarbas 28%"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina