Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

2010, um jogo a ser jogado.

{ Posted on 21:07 by Edmar Lyra Filho }
Por Edmar Lyra

Passadas as eleições municipais em Pernambuco, é necessário observar alguns fatores que ocorreram na eleição para visualizar as eleições de 2010.

Começando pelo Recife, o Ex-Governador Mendonça Filho se consolidou como liderança política de Pernambuco, mesmo não ganhando a eleição para Prefeito, ficou em segundo lugar com quase 25% dos votos. Tendo mais de 206 mil votos. Considerando-se que o Ex-Governador disputou a eleição sozinho, com apenas 45 candidatos a Vereador lhe apoiando, sem a presença dos líderes partidários em sua campanha. Foi um grande feito.

Raul Henry teve uma estrutura considerável, tendo em vista que tinha quase a mesma quantidade de tempo que o Prefeito eleito João da Costa. Porém, apesar de ter sido vice-prefeito do Recife, era um pouco desconhecido da grande população. Fez uma campanha propositiva e conseguiu imprimir um bom ritmo, chegando a quase 17% dos votos. Pra quem tinha 6%, 7% em todas as pesquisas, cresceu bastante. E, com certeza é um dos fortes nomes para os próximos pleitos majoritários da União por Pernambuco.

O Deputado Cadoca terminou com pouco mais de 3% dos votos. Levando-se em consideração que ele tinha mais tempo de TV que Mendonça, e que tinha uma frente de 5 partidos em torno da sua candidatura, pode-se considerar o maior derrotado da eleição de 2008. Um político que sempre teve uma grande inserção no Recife, onde sua história se confundia com a história do Recife, teve um final melancólico na política.

Já o Prefeito eleito João da Costa demonstrou competência ao vencer no primeiro turno, fortalecendo a Frente do Recife, inclusive o Prefeito João Paulo, que demonstrou ter força ao fazer seu sucessor, e se torna a segunda maior liderança da Frente de Esquerda, atrás apenas do Governador Eduardo Campos.

Em Jaboatão dos Guararapes tivemos, talvez, a maior surpresa eleitoral deste pleito. A vitória no primeiro turno de Elias Gomes, fazendo um papel até melhor do que em 2004, onde a maior cidade comandada pela União por Pernambuco era Caruaru.

A Ex-União por Pernambuco fez Petrolina(Júlio Lóssio, PMDB), Belo Jardim(Marco Coca-Cola, DEM), Jaboatão dos Guararapes(Elias Gomes, PSDB). Perdendo em Caruaru, tendo mesmo assim mais de 30% dos votos. Entre outros municípios, onde houve uma disputa acirradíssima entre quem comanda Pernambuco e quem faz oposição. Em Afogados da Ingazeira por exemplo, a Ex-Prefeita Giza Simões(PMDB), por pouco não venceu Totonho Valadares.

Passada a eleição, observa-se o nome do Senador Sérgio Guerra(PSDB), como a melhor alternativa para o pleito de 2010 da oposição. Com o Ex-Prefeito de Caruaru Tony Gel como um grande nome para figurar a chapa majoritária como vice-governador.

No Senado, a chapa abre uma vaga com a saída de Sérgio Guerra, assim como a vaga de Marco Maciel que pode disputar ou não a reeleição. No caso de uma desistência de Marco Maciel para o Senado, poderia se ter uma abertura para as duas vagas no Senado, para nomes que hoje figuram a base de Lula e Eduardo Campos.

No contexto da base de Lula e Eduardo, têm 6 nomes para 2 vagas. Armando Monteiro Neto e José Múcio(PTB), João Paulo e Humberto(PT), Fernando Bezerra Coelho(PSB) e Inocêncio Oliveira(PR), como possíveis candidatos ao Senado Federal em 2010.

Com grandes chances para Armando Monteiro e João Paulo, deixando 2 políticos com densidade eleitoral de fora do processo, como Fernando Bezerra Coelho e Inocêncio Oliveira.

Levando-se em conta de que o Presidente Lula não será mais ator na eleição de 2010, pode haver um fortalecimento da antiga União por Pernambuco com a candidatura de José Serra ou Aécio Neves pelo PSDB. Com grandes chances de o Senador Jarbas Vasconcelos ser o vice na chapa presidencial.

A chapa que disputará a Câmara Federal tem ótimos nomes para fazer uma bancada considerável pela União por Pernambuco. No Democratas tem Mendonça Filho que figura como um candidato que pode ser o mais votado da eleição de 2010, tem Augusto Coutinho que poderá disputar uma cadeira com grandes chances, o Deputado André de Paula que disputará a reeleição. Além de Guilherme Coelho que deverá ser candidato por Petrolina com grandes chances de sair consagrado das urnas. No PMDB, existem três nomes com fortes chances de vitória, Raul Henry e Edgar Moury que disputam a reeleição e o Vereador do Recife mais votado, André Ferreira que poderá ser candidato à Câmara Federal. No PSDB surgem dois nomes fortes para a disputa, Bruno Araújo e Bruno Rodrigues que disputam a reeleição. No PPS tem Raul Jungmann que é um nome consolidado na política pernambucana.

Portanto, existem 4 nomes do Democratas, 3 do PMDB, 2 do PSDB e 1 do PPS com grandes chances de vitória. Se porventura Inocêncio Oliveira e Fernando Bezerra disputarem cadeira no Senado pela União por Pernambuco, ambos deverão trazer Fernando Bezerra Coelho Filho que disputaria a reeleição e Sebastião Oliveira que disputaria no lugar de Inocêncio Oliveira. Podendo chegar a 12 representantes na Câmara Federal.

Tudo isso vai depender do desenrolar dos fatos. Mas, é entendido que não há como a Frente de Esquerda acomodar os 16 partidos, e todas essas lideranças políticas em um lado só. Haverá briga de egos, cada um vai querer seu espaço.

Em política, todos sabemos que tudo pode acontecer, e da mesma maneira que hoje estão unidos em torno de um projeto político da Frente de Esquerda. Os insatisfeitos poderão voltar ao projeto político da União por Pernambuco.

2010 será um jogo de quebra-cabeças, um jogo de xadrez, onde quem souber se articular melhor, vencerá.

No Response to "2010, um jogo a ser jogado."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina