Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Coluna Gazeta Nossa segunda quinzena de Fevereiro.

{ Posted on 15:10 by Edmar Lyra Filho }
Eduardo Campos pode mais?

O Governador de Pernambuco Eduardo Campos, que também é Presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro, tem se movimentado a nível nacional no intuito de ampliar a inserção do PSB em outras regiões do Brasil. O PSB detém os Governos de Pernambuco, Paraíba, Amapá, Ceará, Piauí e Espírito Santo. Elegeu quatro Senadores e 35 Deputados Federais, o que coloca o PSB na condição de um partido em ascendência a nível nacional. O PSB possui a Prefeitura de Belo Horizonte e a de Curitiba que conquistou com a eleição de Beto Richa (PSDB) para Governador do Paraná. Além disso o PSB detém vários Vice-Governadores, Vice-Prefeitos e Suplentes de Senador. Pois bem, além de todo esse capital político, o PSB está prestes a atrair o Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o Governador de Santa Catarina Raimundo Colombo e a Senadora do Tocantis Kátia Abreu, ambos filiados ao Democratas. Caso estes dois políticos sejam confirmados no PSB, o partido ganha musculatura em todas as regiões do Brasil, Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Capital suficiente para um voo nacional de Eduardo Campos, o Governador reeleito com a maior votação proporcional do Brasil. A movimentação de Eduardo Campos é clara: Quer ser Presidente da República em 2014. Na esteira da dicotomia entre PT e PSDB, Eduardo sabe que pode surpreender como fez em 2006, quando havia uma polarização entre o PFL e o PT na eleição para Governador, quando Mendonça Filho e Humberto Costa eram os favoritos e ele foi eleito. Num voo nacional, Eduardo Campos tem o que apresentar ao país: O Pacto Pela Vida, o Crescimento Econômico de Pernambuco, a Eficiência na Gestão Pública, a Cobrança por Resultados dos seus auxiliares, transformando o Governo como se fosse uma gestão privada que necessita auferir lucros. Claro que ele irá enfrentar Dilma Rousseff (PT) que provavelmente disputará a reeleição e o tucano Aécio Neves (PSDB) e terá dificuldades, mas o novo na eleição de 2014 não é Aécio nem Dilma e sim Eduardo Campos, por isso ele se articula no intuito de ser alçado ao voo nacional. Sabe que se disputar o Senado, corre o risco de cair no ostracismo, tendo em vista que ainda é jovem, e aquela Casa Legislativa é um espaço voltado para políticos em fim de carreira e não em ascenção como ele. Eduardo Campos quer ser Presidente e 2014 é a sua maior chance para isso.

Suplentes - É equivocada a decisão de que o mandato é dos partidos e não da coligação, afinal, os partidos se unem visando a eleição e só têm a quantidade de vagas definida graças aos votos da coligação como um todo.

Suplentes 1 - Caso o STF decida que a vaga é do suplente do partido, é necessário que se faça um novo cálculo para redistribuir as vagas. Na atual conjuntura, dar posse aos suplentes partidários, é ferir o processo eleitoral de 2010.

Oposição - Caso insista em 'nomes velhos' como Mendonça Filho, Raul Jungmann ou Raul Henry para disputar a Prefeitura do Recife em 2012, a oposição tende a perder novamente para algum candidato da Frente Popular.

Daniel Coelho - A oposição precisa inovar e renovar, com isso, Daniel Coelho sendo o seu candidato único, tem todas as condições de vencer porque ele representa o que há de mais novo e de melhor na política.

Jaboatão dos Guararapes - O Prefeito Elias Gomes está de parabéns por realizar uma Semana Pré de qualidade na Orla de Piedade. Já tínhamos cobrado isso aqui na coluna. Elias está conseguindo realizar um Carnaval melhor do que o de Recife tocado por João da Costa.

Inflação - O fantasma da inflação, dizimado por Fernando Henrique Cardoso com o Plano Real, volta a assombrar os brasileiros. A causa da inflação é uma economia extremamente aquecida e a falta de controle do Governo Federal com as finanças públicas.

Consumo - Outra causa pra isso é o excesso de crédito e o elevado consumismo dos brasileiros, estes se endividando cada vez mais e sem condições de cumprir com suas obrigações. Caso o Governo Dilma não tome ações efetivas, ficará difícil de controlar a inflação.

No Response to "Coluna Gazeta Nossa segunda quinzena de Fevereiro."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina