Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Coluna Gazeta Nossa segunda quinzena de setembro

{ Posted on 01:03 by Edmar Lyra Filho }
Quando o crime compensa.

Até meados de 2009, poucos brasileiros sabiam quem era Dilma Vana Rousseff, que ocupava o cargo de Ministra Chefe da Casa Civil do Governo Lula. Vale salientar que Dilma Rousseff era Ministra de Minas e Energia do Governo Lula e só assumiu a Casa Civil porque José Dirceu, então titular da pasta, sucumbiu com o escândalo do mensalão. Diferentemente do que a campanha petista propaga, Dirceu é um dos chefes da campanha da candidata Dilma Rousseff. Pois bem, Dilma Rousseff só se tornou candidata de Lula porque José Dirceu 'caiu' com o escândalo do mensalão petista. Depois, o candidato natural que era Antonio Palocci também caiu do Ministério da Fazenda quando houve a quebra do sigilo do Caseiro Francenildo por conta de denúncias de corrupção no Governo Lula. Os demais membros do PT foram caindo um a um e Lula foi obrigado a lançar uma candidata que nem petista era, e que o mesmo só veio conhecê-la em 2002 quando foi eleito Presidente da República. A escolhida de Lula não disse a que veio até hoje, não deixou de ser a candidata de Lula pra ser efetivamente Dilma Rousseff. Não obstante a falta de discurso e de capacidade para presidir o Brasil por parte de Dilma Rousseff, a população brasileira se depara com mais dois escândalos petistas, que partem da campanha de Dilma Rousseff e utilização indevida da Receita Federal, quando alguns membros ligados ao PT quebraram o sigilo de Verônica Serra, filha do adversário de Dilma, José Serra. Quando pensávamos que tínhamos visto tudo do governo petista, nos deparamos com mais um caso de corrupção, mais uma utilização indevida da estrutura pública em prol de um partido político, que é o caso da propina de 6% operado na Casa Civil pelo filho de Erenice Guerra, substituta e braço direito de Dilma Rousseff. Vale salientar que Dilma e sua equipe não utilizaram a máquina pública pela primeira vez. Até hoje não ficou explicada a questão do encontro dela com Lina Vieira, Secretária da Receita Federal. Portanto, estamos diante de um governo que utilizou despudoradamente a máquina pública, que tem uma candidata cercada de pessoas que agem criminosamente no intuito de se perpetuarem no poder e a sociedade fica omissa a tudo isso. Como se a corrupção não fosse um problema social, e se uma quebra de sigilo fiscal não atingisse preceitos constitucionais e consequentemente a democracia. O Brasil paga caro pela corrupção e quando se omite a uma questão de quebra de sigilo fiscal, está compactuando e sendo fiador de um crime contra o Estado Democrático de Direito. Cada vez mais, ficamos convictos de que, efetivamente, o crime compensa.

DEM - O Ex-Arena, ex-PDS, Ex-PFL está com os dias contados. Matérias de diversos jornais do país já dão como certa a extinção do Democratas após a eleição de 3 de outubro.

Oposição - Caso venha a configurar os resultados das urnas, a oposição deverá sair minúscula em Pernambuco, ficará apenas com um Senador, Jarbas Vasconcelos, 4 deputados federais, três do DEM e um do PMDB, e menos de 5 deputados estaduais.

PSDB - A tendência do PSDB estadual é se aliar ao PSB de Eduardo Campos após a eleição de 3 de outubro. Sérgio Guerra já não tem quase nenhuma relação com Jarbas Vasconcelos e a maioria do PSDB já está com o Governador socialista.

Humberto e Armando - Os senadores da chapa de Eduardo Campos deverão ser eleitos com votações consagradoras. Humberto Costa é líder nas pesquisas e Armando Monteiro será eleito na esteira do Governador Eduardo Campos.

Marco Maciel - Político de essência vitoriosa, respeitado em todos os cantos do Brasil e em Pernambuco, o Senador Marco Maciel não precisava entrar nesta disputa inglória. Perder uma eleição a esta altura da sua carreira política era o que Marco Maciel não precisava.

Raul Jungmann - Dentre os majoritários da oposição em Pernambuco, mesmo não se elegendo Senador, Raul Jungmann (PPS) será o que melhor se sairá. Ainda tem boas perspectivas de futuro e deverá conquistar um bom recall para disputar a Prefeitura do Recife em 2012.

Os eleitos - Deverão ser eleitos 18 Deputados Federais na chapa de Eduardo Campos e apenas 7 na chapa de Jarbas Vasconcelos. Para Deputado Estadual, a Frente Popular elegerá aproximadamente 32 Deputados e as chapas de Jarbas juntas, elegerão 10 parlamentares(DEM 2, PMDB 1, PMN 1 e PSDB 6). Os nanicos devem ficar com as 7 vagas restantes.

No Response to "Coluna Gazeta Nossa segunda quinzena de setembro"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina