Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Coluna Gazeta Nossa primeira quinzena de outubro.

{ Posted on 00:17 by Edmar Lyra Filho }
Os partidos pós-eleição.
Com o fim da eleição no primeiro turno, tivemos definidas as bancadas nas Assembleias Legislativas, na Câmara dos Deputados e no Senado. Partidos como o PMDB e o PT a nível nacional cresceram consideravelmente, aumentaram suas bancadas e se tornaram forças legislativas. No Senado, por exemplo, o Presidente Lula teve dificuldades para governar porque não tinha maioria. Dessa vez o PT e o PMDB possuem grandes bancadas e ditarão as regras do país a partir de 2011 no Legislativo. O PSB, partido mediano, também cresceu em termos de Deputados e Senadores, algo interessante porque o coloca como uma alternativa ao projeto do PT e também do PSDB que manteve consideravelmente seu espaço político. O PV com a candidatura de Marina Silva e diversos candidatos a Governos Estaduais, Senado, Deputados Estaduais e Federais ganhou respaldo na sociedade. Com certeza é um partido que terá o que mostrar e o que dizer ao povo brasileiro nas próximas eleições. O PTB, PR, PPS e alguns outros partidos ficarão como estão, são meras legendas partidárias que nem crescem nem diminuem. Já o DEM pode se dizer que é um morto-vivo, é um partido que cada vez mais perde filiados, adeptos e simpatizantes. O DEM se tornou um partido pesado e muito mal visto pela sociedade brasileira. Lula disse que precisava extirpar o DEM da política, mas nem precisou, o DEM se acabou por ele mesmo. Porque não tem quadros qualificados e muito menos bandeiras que possam ganhar respaldo na sociedade. É um partido que não fará falta se for extirpado, como disse o Presidente Lula. Não é porque seus posicionamentos são ineficazes e não reverberam na opinião pública, além de ser uma verdadeira capitania hereditária. Onde o sobrenome prevalece na sigla que já foi ARENA, PDS e PFL. Aqui em Pernambuco o DEM foi praticamente dizimado, bem como na maior parte do Brasil. Um outro ponto a ser observado é o fato de que legendas nanicas estão cada vez mais ocupando espaços. Para se ter uma ideia, em 2008 as legendas nanicas elegeram praticamente metade da Câmara Municipal do Recife e em 2010 não foi diferente. Este fenômeno se dá por uma falta de identidade dos partidos políticos com a sociedade e o processo eleitoral que viabiliza que candidatos com pouco votos se elejam em detrimento dos que têm mais votos. A sociedade cada vez mais vota nas pessoas do que no partido ou nas ideias, e isso é algo muito ruim para a democracia porque apenas personaliza o voto, colocando em segundo plano projetos e propostas partidárias para o país. Isso continuará a ocorrer nas próximas eleições, caso a reforma política não saia e não se exija cláusula de barreira, voto em lista fechada, financiamento público de campanha, voto distrital, dentre outras propostas.
2012 - Passadas as eleições para Deputados, os olhos serão voltados para o pleito de 2012.
Jaboatão - Fernando Rodovalho (PRTB) e André Campos (PT) se preparam para enfrentar o Prefeito Elias Gomes (PSDB).
Cabo - Betinho Gomes (PSDB) já é pré-candidato a Prefeito do município contra o candidato que será apoiado pelo atual Prefeito Lula Cabral (PTB).
Recife - João Paulo e João da Costa (PT) brigam pela indicação do partido para serem o candidato a Prefeito, o PSB de Eduardo Campos que tem Fernando Bezerra Coelho e Danilo Cabral pode disputar em faixa própria, pelo PPS com o apoio do PSDB e do PMN surge Raul Jungmann, Raul Henry tentará ser candidato pelo PMDB e Mendonça tentará ser o candidato pelo moribundo DEM.
Olinda - Na cidade histórica, surge Renildo Calheiros (PCdoB) que deve tentar a reeleição, mas tem uma gestão muito mal-avaliada o que pode obrigá-lo a ser substituído por Luciana Santos (PCd0B), surge o candidato Alf, que já tentou por diversas vezes e não conseguiu se eleger, pode ter uma chance, Jacilda Urquiza (PMDB) que deve tentar voltar a ser Prefeita e Arlindo Siqueira (PSL) pode tentar novamente.

No Response to "Coluna Gazeta Nossa primeira quinzena de outubro."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina