Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Coluna Gazeta Nossa terceira dezena de janeiro.

{ Posted on 21:47 by Edmar Lyra Filho }
Os desafios de Elias Gomes.

Em 2008, Elias Gomes estava desacreditado, havia perdido a eleição para deputado federal, bem como seu filho, Betinho, não conseguiu a reeleição para a Assembleia Legislativa. Na disputa pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, o tucano era um franco atirador. Arrasada pelas administrações anteriores que colocavam a cidade nas páginas policiais, Jaboatão decidiu dar uma segunda chance na política a Elias Gomes. Digamos que juntou-se a fome com a vontade de comer. Elias precisava se restabelecer politicamente e Jaboatão precisava de um gestor público capacitado para dar o mínimo de eficiência à administração do município. Quando assumiu em janeiro de 2009, os desafios de Elias Gomes foram muito grandes. Jaboatão devia a duas pessoas: A Deus e o mundo. Os convênios com o Governo Federal estavam vetados por conta de o município figurar entre os inadimplentes com a esfera federal. Numa parceria com o governador Eduardo Campos e o então presidente Lula, o tucano conseguiu dar um ritmo a gestão da cidade que em termos populacionais é a segunda de Pernambuco. Os convênios voltaram a ser firmados, credores voltaram a receber, etc. Apesar de fazer uma boa gestão, sobretudo, se comparando com as administrações anteriores, o prefeito Elias Gomes peca na questão política. Diferentemente do Elias candidato, o Elias prefeito não faz mais as visitas às comunidades, não dialoga com a população, bem como, sua equipe está blindando o prefeito de receber qualquer informação inerente à gestão e ao município. Isso faz com que, apesar da boa gestão e de uma considerável aprovação, o prefeito possa sofrer problemas na sua reeleição. Diante de adversários qualificados politicamente e com grande cacife eleitoral, pode ser que o tucano não consiga voar tão alto como estava se desenhando até o final do ano passado. Elias não é mais o novo de Jaboatão, antes era estilingue e hoje é vidraça. Se considerarmos a falta de apoio político e sem uma militância aguerrida, o prefeito dependerá da boa vontade do eleitor jaboatonense, que pode muito bem optar por um nome mais afinado com o governador Eduardo Campos e a presidente Dilma Rousseff. Caso algumas coisas mudem na condução política, o prefeito pode apostar na reeleição, se não fizer essas mudanças, correrá sérios riscos de não obter êxito.


PSDB - O partido de Elias pretende lançar candidatos em Jaboatão, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Moreno, Camaragibe, São Lourenço da Mata e algumas outras cidades da RMR, se obter êxito o PSDB poderá investir numa candidatura própria ao Palácio das Princesas em 2014. O nome: Sérgio Guerra ou Elias Gomes.


PT - Ninguém se iluda que a candidatura de João da Costa é fato consumado. O Partido dos Trabalhadores é pragmático. Só marchará com o prefeito se o mesmo tiver plenas chances de vitória, caso contrário, apostará em João Paulo ou Humberto Costa.


Mendonça Filho - O deputado democrata, que por sinal vem fazendo um bom trabalho na Câmara Federal, pretende ser candidato a prefeito do Recife novamente. Figurando bem nas pesquisas, Mendonça se animou para a disputa.


FBC - O que parecia ser um ano de 'cão' para o ministro pernambucano, começou a mudar após os esclarecimentos do socialista. Apesar das denúncias, Fernando Bezerra Coelho ficou mais forte no cenário local. Provavelmente fora de 2012, o socialista apostará todas as fichas na disputa pelo Palácio das Princesas em 2014.


Silvio Costa Filho - Com ascensão meteórica na política, o petebista era nome certo para disputar a PCR este ano. Como está respondendo a inquérito sobre os escândalos do Turismo quando era secretário, Silvio Filho deverá arquivar o projeto.


Estaleiro Atlântico Sul - Com pompa de restaurar a indústria naval brasileira, o Estaleiro Atlântico Sul em Suape foi anunciado em Pernambuco ainda no governo Jarbas em 2004. Agora, está a venda e o seu futuro dono poderá ser Eike Batista, que já demonstrou interesse em investir em Pernambuco.

1 Response to "Coluna Gazeta Nossa terceira dezena de janeiro."

Hey
Blog de Edmar Lyra - Política, Economia e Administração.
Very attractive article! A theme like yours with a few simple adjustments would really make my blog stand out.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina