Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Serra diz que PT se beneficiou de políticas adotadas pelo governo FHC

{ Posted on 15:02 by Edmar Lyra Filho }

No site Vote Brasil

Em discurso nesta quarta-feira na cerimônia do Congresso em homenagem ao centenário do ex-presidente Tancredo Neves, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse que o PT se tornou um dos principais beneficiários de políticas adotadas por governos passados --especialmente o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Apontado como pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, Serra disse que, por "paradoxal" que seja, os petistas herdaram conquistas da transição democrática do país e de medidas adotadas por FHC.

"O PT acabou por ser, por paradoxal que pareça, um dos principais beneficiários da eleição do primeiro presidente civil e das conquistas sociais e culturais da Constituição e soube, posteriormente, colher bons frutos de mudanças institucionais e práticas, como o Plano Real, o Proer [extinto programa de estímulo ao sistema financeiro nacional] e a Lei de Responsabilidade Fiscal", afirmou ao mencionar programas criados na gestão Fernando Henrique.

Ao fazer um histórico da nova República no Brasil, Serra disse que a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003 foi uma das alternâncias de poder "mais contrastantes" no país --embora o partido tenha sido encarado como uma "força desestabilizadora de comportamento radical e deliberadamente à margem da política nacional".

Mesmo sem declarar a sua pré-candidatura, Serra disse que os futuros governantes do país devem "assumir com humildade e coragem" a herança dos 25 anos de democracia no país. "Não para negar o passado, mas para superá-lo, a fim de fazer mais e melhor."

Ao exaltar feitos da gestão FHC, o governador disse que o país conseguiu derrubar a superinflação e solucionou o "problema persistente da dívida externa herdada". Serra disse, porém, que a estabilidade econômica ainda não é garantia de um futuro de autossustentação para o país.

"Assim como não somos escravos dos erros do passado, tampouco devemos crer que a eventual sabedoria dos acertos de ontem se repetirá invariavelmente hoje e amanhã. A estabilidade, o crescimento e os ganhos de consumo, ainda não têm garantidas as condições de sustentabilidade no médio e no longo prazos", disse.

Pré-candidatos

Com exceção da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), os pré-candidatos à Presidência da República nas eleições de outubro se reuniram na sessão solene do Congresso para homenagear o centenário de Tancredo.

Além de Serra, o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), além do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) e a senadora Marina Silva (PV), acompanharam as homenagens ao ex-presidente.

Embora Aécio já tenha descartado disputar a Presidência da República, a oposição pressiona o governador a concorrer à vice-presidência na chapa de Serra --que ainda não oficializou a sua pré-candidatura. Em meio à pressão do DEM e PPS, Aécio fez um saudação especial a Serra antes de iniciar o discurso, a quem referiu-se como "colega, companheiro e amigo".

Ao longo da cerimônia, Serra trocou confidências com Temer --que deve ser indicado pelo PMDB para a vice-presidência na chapa de Dilma. Neto de Tancredo, Aécio dedicou o discurso para lembrar a caminhada política do avô, especialmente o período em que ocupou cadeira no Congresso --ao contrário de Serra, que optou pelo discurso político na cerimônia.

No Response to "Serra diz que PT se beneficiou de políticas adotadas pelo governo FHC"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina