Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Vestibular - DEM é contra mudar regras no meio do jogo. E compra briga na Justiça

{ Posted on 16:17 by Edmar Lyra Filho }


Em Pernambuco, o Democratas briga na Justiça para que Enem só seja aplicado como seleção em Universidades a partir de 2010 e ingressa na Justiça Federal com pedido de liminar para que as regras do novo vestibular pelo ENEM somente sejam aplicadas pela Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Rural de Pernambuco a partir do vestibular de 2011.

“A lógica da adoção do ENEM como seleção para valorizar o ensino é correta, mas alterar as regras no meio do ano letivo prejudica os alunos, os professores e as instituições de ensino, que já vinham se preparando para o vestibular tradicional”, justificou o presidente estadual do Democratas, Mendonça Filho.

Segundo Mendonça, a Juventude Democratas levou a discussão para o partido, que ouviu educadores, vestibulandos e o jurídico. “Dessas discussões resultou a decisão de recorrer a Justiça para fazer valer o direito coletivo dos estudantes, que são os principais prejudicados”, afirmou Mendonça, ressaltando que as regras foram mudadas sem respeitar o direito do aluno, que a cinco meses do Exame sequer sabe os conteúdos nas provas.

Na ação, o Democratas argumenta que mudar a regra de acesso à universidade adotando o Enem como critério de seleção, a poucos meses da realização do novo vestibular, burla o direito da dignidade dos estudantes, e, principalmente, da igualdade de condições do acesso ao nível superior, prevista na Constituição Federal.

A presidente do Democratas no Recife, a vereadora Priscila Krause, alertou para os prejuízos ao longo do ano letivo. “O que vemos são as escolas num malabarismo grande mexendo no calendário para tentar repassar aos alunos todo o conteúdo programático de cada matéria em um espaço de tempo tão curto”, afirmou, ressaltando que essa improvisação vai prejudicar os alunos e os professores e não atende a proposta de valorização do ensino pregada pelo ENEM.

Para o presidente nacional da Juventude Democratas, deputado Efraim Filho, a iniciativa dos pernambucanos retrata perfeitamente a linha de atuação do movimento estudantil no partido. "A UNE e os partidos de esquerda se afastam cada vez mais dos estudantes, porque firmaram um pacto de submissão ao governo Lula. Enquanto isso, nós, Democratas, brigamos pelas coisas que dizem respeito ao cotidiano dos estudantes, seja na política macro ou em questões de sala de aula", diz Efraim. Ainda de acordo como ele, é a política pé-no-chão que faz o Democratas ser o segmento que mais avança entre jovens

Se a Justiça acatar o pedido, a liminar beneficiará todos os alunos que se inscreverem para os vestibulares da UFPE e UFRPE pelo caráter coletivo da ação. No novo blog, os estudantes podem assinar uma Moção de Apoio ao mandado de segurança impetrado pelo Democratas e participar da enquete sobre o novo vestibular.

No Response to "Vestibular - DEM é contra mudar regras no meio do jogo. E compra briga na Justiça"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina