Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Artigo: O Pacto Pela Vida não passa de uma mentira mal contada

{ Posted on 15:33 by Edmar Lyra Filho }
Por Edmar Lyra

Passados 2 anos da implementação do propalado Pacto Pela Vida do Governador Eduardo Campos(PSB), a sociedade pernambucana percebeu na vida real que o que o então candidato só fazia fantasiar um estado melhor caso fosse eleito.

Infelizmente, o atual governo não cuidou bem da segurança pública como poderia cuidar, e os números comprovam que Pernambuco continua a ser um estado muito violento, talvez pior do que o Governo Jarbas/Mendonça e também o Governo Miguel Arraes.

A verdade é que o atual governo não faz parcerias com a sociedade e com as prefeituras. Recife é um grande exemplo. Qual foi a ação que o Prefeito João Paulo fez para contribuir com a redução de homicídios na cidade? Nenhuma. Mesmo sendo aliado por 2 anos do Governador Eduardo Campos.

O Prefeito João da Costa, é mais omisso que o padrinho na questão da Segurança Pública. Não contribui com a melhoria das vias, acabando com os buracos. Bem como, a iluminação pública que é vexatória.

Não se vê por parte da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco qualquer ação que vise tirar os jovens das ruas. Basta passar pela Agamenom Magalhães ou pela Beira-Canal de Boa Viagem, que se vê jovens pedindo esmolas, furtando os transeuntes e os veículos. No centro da cidade é a mesma coisa, todos andam com muito temor pelas ruas do centro do Recife.

Esquecendo as parcerias que não foram feitas, e a omissão dos Prefeitos da região metropolitana, sobretudo os do Recife, o ex e o atual. Observando apenas o papel do Governo de Pernambuco, todos veem que o que Eduardo Campos propalava em sua campanha não passava de uma ilusão.

Pernambuco continuou a crescer os homicídios, de 48 para 51,6 por mil habitantes. É fato que perdeu a liderança entre os estados com maior número de homicídios, mas foi apenas pelo fato de os outros governos conseguirem ser mais incompetentes e mais inoperantes do que o Governo de Pernambuco no tocante à Segurança Pública. Apenas por isso.

Segurança Pública se faz com Educação, com Capacitação Profissional, com Acompanhamento Familiar, Geração de Emprego, entre outras ações. Não basta apenas botar um nome bonito, colocar coisas bonitas no papel, pintar as viaturas, etc.

O Governo finge que os policiais são bem assistidos, e eles, consequentemente fingem que trabalham de fato. Nesse fingimento do Governo e dos Policiais, quem fica no meio do fogo cruzado é a sociedade civil, que pouco tem como se defender. Quem pode blindar o carro e andar com segurança particular, ainda possa talvez andar um pouco sossegado no estado.

Porém, esta parcela da sociedade é muito pequena, tendo em vista que o custo de uma segurança privada é elevado, e a grande massa fica a mercê do Estado.

Como se não bastasse, o Governo agora tem o Deputado Sérgio Leite(PT) como aliado, que, de uma hora pra outra, deixou de contestar os dados da SDS, como fazia no Governo Jarbas/Mendonça. Será que ele está com algum lapso de memória?

Além disso, o Governo fica tentando à todo custo calar os mecanismos que a sociedade tem para averiguar a verdadeira face dos homicídios em Pernambuco. Foi aplicada a lei da mordaça em Pernambuco quando fecharam o PE Body Count.

Esses aspectos provam que Segurança Pública não pode ser feita com politicagem como Eduardo Campos tratou quando candidato e trata como Governador. Mas, sim com Políticas Públicas efetivas para melhorar a vida do cidadão de bem que vive em Pernambuco.

No Response to "Artigo: O Pacto Pela Vida não passa de uma mentira mal contada"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina