Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Coluna Gazeta Nossa segunda quinzena de Março.

{ Posted on 22:14 by Edmar Lyra Filho }
As chances de João Paulo.

Nos últimos dias surgiram pesquisas que apontam o Deputado Federal João Paulo (PT) disparado na liderança para a corrida sucessória de 2012 no Recife. Tive acesso aos números e a maioria dos cenários aponta João Paulo como vitorioso no primeiro turno se a eleição fosse hoje. O fato é que João Paulo não tem qualquer condição de ser o candidato do PT a Prefeitura do Recife em 2012. Primeiro porque o comando do partido a nível municipal é de João da Costa e a nível estadual é do Senador Humberto Costa e ambos são aliados, não havendo a menor possibilidade de existir uma concessão por parte do comando petista para que João Paulo seja o candidato. Dentro da Frente Popular, o PSB fritou o ex-prefeito e deverá continuar a fritura, o PTB do Senador Armando Monteiro sinaliza que quer João Paulo em seus quadros, mas a tendência é que Armando siga a orientação do Governador Eduardo Campos e inviabilize João Paulo dentro do PTB porque pretende ser o sucessor do Governador em 2014 e não irá bater de frente com um Governador extremamente bem-avaliado. Outros partidos nanicos também não são viáveis para João Paulo. A tendência é que o ex-prefeito, se quiser se viabilizar, migrar para a oposição e se filiar ao PMDB do Senador Jarbas Vasconcelos. Os aspectos positivos para esta aliança são que ambos mantêm uma boa relação desde os tempos que João Paulo era Prefeito do Recife e Jarbas Vasconcelos era Governador de Pernambuco, bem como o PMDB é um partido da base de Dilma Rousseff e detém um gordo tempo de televisão, o que viabilizaria João Paulo como um potencial candidato a Prefeito do Recife. Claro que João Paulo ainda teria que 'desarmar' pré-candidaturas na oposição como as de Raul Jungmann (PPS), Mendonça Filho (DEM), Daniel Coelho (PV) e o próprio Raul Henry do PMDB que automaticamente seria rifado para dar lugar ao ex-prefeito. Se as pesquisas estiverem certas, a candidatura única da oposição em torno de João Paulo pelo PMDB é a melhor alternativa para voltar ao poder.

Olinda - Renildo Calheiros (PCdoB) voa em céu de brigadeiro. Mesmo não fazendo uma gestão maravilhosa, o Prefeito não tem oposição na sua cidade, bem como a mesma não tem um candidato viável para tirar os comunistas da cidade, que já estão há 11 anos no comando da cidade histórica.

Jaboatão dos Guararapes - Elias Gomes (PSDB) segue na mesma linha de Renildo Calheiros, pode não fazer uma gestão muito bem-avaliada, mas também já faz melhor que seus antecessores e a oposição no município está a míngua, porque os que a compõem já passaram pela Prefeitura e foram uma vergonha.

Cabo de Santo Agostinho - No Cabo a situação será interessante. Lula Cabral (PTB) tentará emplacar o seu sucessor, mas terá fortes dificuldades porque o Deputado Betinho Gomes (PSDB) é candidatíssimo e pode sair vitorioso caso faça uma campanha organizada e estruturada.

Carnaval - O Prefeito Elias Gomes (PSDB) surpreendeu a todos com um carnaval diferenciado em Jaboatão. A cidade ainda não tinha nenhuma programação para a época que atraísse pessoas, mas depois do carnaval de 2011 deverão surgir outros eventos para fortalecer o turismo e a cultura na cidade.

Recife - A cidade do Recife conseguiu R$ 500 milhões durante o carnaval em 2011 em termos de movimentação durante a festa, um número bem considerável, mas se comparado a Salvador, conseguimos metade, porque aquela cidade movimentou R$ 1 bilhão durante a festa de momo.

São João - Cabe ao Secretário André Campos realizar um São João de qualidade para contrapor aos valores 'perdidos' para Salvador no Carnaval. É inadmissível que Patos (PB), Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e outros municípios de menor porte façam eventos melhores que o Recife que é a capital do estado do Rei do Baião.

No Response to "Coluna Gazeta Nossa segunda quinzena de Março."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina