Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Coluna Política e Economia Gazeta Nossa primeira quinzena de julho.

{ Posted on 21:56 by Edmar Lyra Filho }

João Paulo não será o mais votado.

O ex-prefeito do Recife João Paulo (PT), disputará mesmo cadeira na Câmara dos Deputados, conforme antecipamos aqui nesta coluna no ano passado. Ele foi rifado da majoritária e o candidato escolhido foi Humberto Costa. Diante dessa disputa, pela primeira vez na carreira política do ex-prefeito do Recife, que o máximo cargo ocupado tinhado sido o de Deputado Estadual, deverá ser eleito. Porém, dificilmente será o mais votado dentre os candidatos da Frente Popular, e muito menos o mais votado entre todos os candidatos. Os motivos são vários: O primeiro deles é o fato de não ser prioridade na Frente Popular, as prioridades de Eduardo Campos são Ana Arraes (PSB), Danilo Cabral (PSB), dentre outros, jamais João Paulo. O segundo fato é não ser o candidato de João da Costa, atual Prefeito do Recife. Em 2006 João da Costa foi o candidato de João Paulo a Deputado Estadual, mas para a infelicidade de João Paulo a recíproca não será verdadeira. O terceiro fato é que além de João Paulo, terá candidatos com densidade no Recife como o ex-governador Mendonça Filho, o Deputado Raul Henry que disputará reeleição, o Deputado Raul Jungmann que também disputará reeleição, seu correligionário Maurício Rands que também vai pra reeleição, dentre muitos outros. A perspectiva é que João Paulo tenha, no máximo, 100 mil votos no Recife, repetindo o feito de Roberto Magalhães, que em 2002, tinha como concorrente direto apenas Cadoca, então PMDB. Os outros 200 mil votos, para chegar a marca de 300 mil na eleição pra Deputado Federal, que é o que se cogita para aquele que será o mais votados, dificilmente João Paulo conquistará, porque não tem inserção política no interior de Pernambuco. João Paulo é um político essencialmente urbano. São por esses fatores que nos levam a crer que João Paulo será eleito, terá uma votação razoável, mas não será o mais votado.

Os mais cotados - O posto de mais votado na eleição de outubro deverá ficar entre Inocêncio Oliveira (PR) e Ana Arraes (PSB). O primeiro tem um exército de Prefeitos lhe apoiando, e a segunda é mãe do Governador Eduardo Campos.

Sérgio Guerra - Caso Sérgio Guerra dispute vaga na Câmara dos Deputados também tem boas perspectivas de ser o mais votado. Porém, está cotado para ser vice de José Serra.

Mendonça Filho - Mendonça (DEM) é outro que poderá ser um dos mais votados, teve boa votação no Recife em 2008, em 2006 perdeu a eleição para Governador, como tem duas majoritárias, aqueles que estão insatisfeitos com os eleitos, no caso João da Costa e Eduardo Campos, tendem a dar um voto de confiança a Mendonça.

Raul Henry - As chances de Raul Henry (PMDB) ser um dos mais votados também é grande, saiu-se muito bem do pleito de 2008 e pode abocanhar grande parcela dos votos dos recifenses.

Tony Gel - O ex-prefeito de Caruaru e atual vereador Tony Gel disputará cadeira na Assembleia Legislativa e não na Câmara dos Deputados. Apoiará Augusto Coutinho para Federal.

André de Paula - Com a desistência de Tony Gel, o DEM pretende manter as três cadeiras que ocupa na Câmara dos Deputados atualmente com Roberto Magalhães, André de Paula e José Mendonça, como o primeiro e o terceiro não disputarão reeleição, o DEM pretende mandar pra Brasília, além de André, Mendonça Filho e Augusto Coutinho.

Alepe - Para a Assembleia Legislativa os mais cotados para serem os mais votados são: Silvio Costa Filho (PTB), Sebastião Oliveira (PR) e Guilherme Uchôa (PDT) pela base do Governador Eduardo Campos. Na oposição a aposta é para Tony Gel (DEM) e Betinho Gomes (PSDB).

No Response to "Coluna Política e Economia Gazeta Nossa primeira quinzena de julho."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina