Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Artigo: Jarbas: O Governador que colocou Pernambuco na rota do desenvolvimento.

{ Posted on 23:13 by Edmar Lyra Filho }
Por Edmar Lyra

Em tempos de crise como a que estamos vivendo no Senado, que atinge o campo moral e ético da política brasileira, envergonhando tudo e a todos, é sempre importante relembrar e salientar as ações obtidas por políticos que se encontram no Congresso Nacional, e reiterar que, apesar dos escândalos, ainda existe gente de bem no Congresso, mais precisamente no Senado Federal.

Dentre estas pessoas de bem, como pernambucano, observamos o grande Senador Jarbas Vasconcelos(PMDB-PE), que é uma voz austera e representa uma luz no fim do túnel encontrada pelos brasileiros nos tempos de crise como a que estamos vivendo.

O Senador Jarbas Vasconcelos foi Governador de Pernambuco por 8 anos. Chegou ao Palácio do Campo das Princesas após uma acachpante vitória contra o seu ex-aliado e então Governador Miguel Arraes. Pernambuco encontrava-se em uma situação vexatória perante os demais Estados do nordeste. Perdia espaços para a Bahia, o Rio Grande do Norte, a Paraíba, Alagoas e outros estados da federação. Após o Governo Miguel Arraes, Pernambuco não sabia que rumo tomar, o povo pernambucano estava sem identidade, com vergonha do presente e com medo do futuro.

Jarbas Vasconcelos, depois de ter sido Prefeito do Recife por duas ocasiões, chegara ao Palácio do Campo das Princesas pela primeira vez em 1 de Janeiro de 1999. Encontrou um Estado endividado, envergonhado, sem perspectivas. Mesmo encontrando um cenário tão desanimador, Jarbas Vasconcelos iniciou uma reestruturação político-administrativa do Estado de Pernambuco, e em poucos meses, os pernambucanos começavam a sentir os efeitos daquele Governo que mudaria os rumos de Pernambuco para sempre, e o que é bom, mudaria definitivamente para melhor.

Jarbas Vasconcelos reestruturou o Detran, que era um órgão conhecido pela corrupção e pela ineficiência. O então Governador implementou um modelo de gestão focado em resultados e o órgão hoje é um dos mais eficientes do Estado.

O então Governador, como todos sabem, privatizou a Celpe, um órgão público ineficiente que trazia muito prejuízo para o povo pernambucano. A venda da Celpe trouxe aos cofres públicos R$ 2 bilhões. O chamado dinheiro azul e branco, que fez com que Pernambuco pudesse investir em infraestrutura.

O grande investimento se deu na duplicação da BR-232. Uma obra que, sem dúvidas, foi um marco para Pernambuco. Ela levou e leva desenvolvimento para regiões longínquas do estado. Caso o então Governador esperasse por recursos federais, dificilmente esta obra estaria concluída. Talvez nem tivesse sido iniciada.

Os críticos do Ex-Governador Jarbas Vasconcelos falam que a privatização da Celpe onerou a conta de energia. Mas, deixam de observar o quanto as estatais têm aumentado as tarifas. Só para constar, a Compesa teve aumento percentual muito maior que a Celpe. E nem por isso existem críticas tão pesadas contra as tarifas da Compesa como existem com a Celpe.

Voltando a reestruturação de Pernambuco, o governo Jarbas Vasconcelos não investiu apenas em obras, também investiu nas pessoas. A grande prova são os municípios que apresentavam índices relativamente baixos de desenvolvimento. Alguns exemplos: Jucati, que detinha o pior índice FIRJAN do estado em 2000, onde aparecia com 0,2727, em 2005 apareceu com 0,4459 e em 2006 0,4698. Manari, que é uma cidade com sérios problemas de desenvolvimento humano, aparecia com 0,3355 em 2000, em 2005 surgiu com 0,3652 e em 2006 com 0,3898.

Estes índices medem fatores como Emprego e Renda, Educação e Saúde, e o contexto apresentam estes números. Isto é fruto de um governo que se preocupou com o desenvolvimento, sempre foi nítido esse posicionamento do governo Jarbas Vasconcelos, mas, em nenhum instante, deixou de lado a melhoria de vida dos pernambucanos.

Jarbas Vasconcelos entregou Pernambuco a seus opositores muito melhor do que ele encontrou, e isso, ninguém pode esquecer. Por mais propaganda institucional que exista do governo atual, o povo pernambucano reconhece a importância do governo Jarbas Vasconcelos para o desenvolvimento deste estado.

Se hoje Pernambuco colhe louros e aparece como uma das maiores potências do país em termos de desenvolvimento, isso se deu por conta do trabalho árduo, correto e desenvolvimentista do Ex-Governador Jarbas Vasconcelos e toda sua equipe.

13 Response to "Artigo: Jarbas: O Governador que colocou Pernambuco na rota do desenvolvimento."

Não acredito que exista alguém com saudades de JV.Desenvolvimentista?
Arraes teria sofrido acachapante vitória?Perdeu sim,a eleição por uma diferença avassaladora,mas sabia que ia perder e perdeu com dignidade.Não pensou em si,pensou no partido,no estado,no equilíbrio de forças.O rsultado está aí:as forças que ganharam à época estão desnorteadas.Um melancólico trio de deputados estados a vistoriar obras,falta de um candidato para governo e tutti quanti.
Quanto ao desenvolvimento sugiro a leitura do livro editado pela Fundação Joaquim Nabuco sobr "Arraes e a ciência e tecnologia",coordenado por Tânia Bacelar.

Este é um artigo de ficção.
E bem mediocre por sinal.

Emidio Cavalcanti:É bom lembrar como JV se preocupa com seus aliados.Hoje ele diz que não tem nada a ver com a confusão da opsição.O DEM vai se acabar.Ele o usou e jogou fora.É o fim de de André de Paulo,o golpe fatal em Mendoncinha(é preciso ouvir o que o pai dele anda dizendo de JV).Um ingrato,uma figura estranha.Uma história que não acabou:Ricardo Carvalho,Lavareda(banqueiro e ninguém diz nada!),Fernando Veloso(Era um pobre jornalista que,coitado,com todo o respeito nem a dentição completa tem) abrindo um resort,Cadoca e Egard brigados.Vocês acreditam que um dia um desses-a turma das finanças-não vai abrir a boca?
Emidio Cavalcanti emidio75@uol.com.br

Não estou falando do relacionamento de Jarbas com A,B ou C. Mas sim do quanto ele foi importante para Pernambuco como Governador. Isso é inegável, meus caros.

Assim como o Ex-Governador Miguel Arraes teve sua importância, Jarbas tem e como tem para Pernambuco.

Não foi bem essa a colocação do texto. Você quis dar a entender que Jarbas foi o FHC de Pernambuco. O que não é verdade. Sugiro ler a exame deste mês, em gestão pública, e veja o estado que Jarbas deixou a administração. Fazendo jus ao que o babaca do mendoncinha fala, do governo Jarbas/9mesesMendonça.

Jarbas não foi o FHC de Pernambuco. Jarbas foi o que ele foi. Não comparo Jarbas com fulano ou beltrano. Jarbas foi único. Dificilmente Pernambuco terá um Governador não bom quanto Jarbas Vasconcelos.

O resto, é conversa pra boi dormir!

Pernambuco é o que é graças ao seu Governo. Se fosse depender de Eduardo Campos, Pernambuco hoje estava quebrado!

A operação dos Precatórios que o diga!

Prezado Edmar,

Adoro a democracia. Ela nos dá a oportunidade do debate. Político, econômico, ou qualquer que seja.
Independente do assunto, travamos um debate.
Existem regras, argumentos,entre outros elementos presentes em um debate.
O que você escreve no texto é meramente uma falácia Ad Hominem.
Você tenta descartar o meu argumento através de algum fato irrelevante do autor, no caso, Eduardo Campos.
Tenho sim, diferentes pontos de vista em relação à Eduardo Campos, tanto quanto Jarbas.
Todavia, comparar as duas administrações é injustiça com Jarbas. Em qualquer assunto.

Para você entender:
Pense em julgamento de escola de samba. Pronto. O governo Jarbas não teria nota mais alta do que o de Eduardo Campos, em nenhum dos quesitos.

Deu para entender agora?

Sem mais.

Prezado,

Não estamos discutindo aqui quesitos de escola de samba e sim uma comparação entre dois governos.

Um que pegou Pernambuco quebrado, com dificuldades de cumprir com suas obrigações.

E outro que pegou Pernambuco depois do primeiro Governador com uma onda maravilhosa de investimentos.

É simples, comparação de governos é só ver quem fez mais.

Nesse quesito, Jarbas fez muito mais, sobretudo comparando o estado em que ele encontrou Pernambuco com o que Eduardo recebeu dele.

Sem mais,
Edmar Lyra.

A ignorância pode ser uma benção mas mesmo assim continua sendo ignorância.
Peço então que o Sr. liste aqui o que foi que Jarbas fez demais, fora vender a celpe e adiantar com boa parte desse dinheiro a "grande" obra do seu governo, a BR232. Até hoje o Governo Federal não pagou por essa duplicação de uma rodovia de sua responsabilidade.

O que foi que ele fez mais do que Eduardo?

Deixar vago assim só comprova a bajulação barata que o Sr. propõe nesse blog.

E, embora a discussão seja interessante, acredito que poderia ser debatida com pessoas muito mais interessantes e com argumentos mais embasados do que o Sr., réles puxa saco de Jarbas.

O artigo por si só apresenta alguns argumentos, mas tudo bem.

Jarbas recebeu o Estado falido de Miguel Arraes/Eduardo Campos.

Contas atrasadas, muitas empresas falindo e saindo de Pernambuco. Órgãos públicos sucateados como o DETRAN.

Dentre outros aspectos.

Quando Eduardo recebeu o Governo de Jarbas foi totalmente diferente, meu caro.

É muito fácil pegar um Estado como Eduardo Campos encontrou.

Jarbas não foi Governador de uma obra só, foi Governador de uma total reestruturação de um Estado.

Jarbas fez um redesenho no modelo de gestão de Pernambuco e hoje os pernambucanos colhem estes louros.

É preciso contextualizar as coisas.
O estado não estava em dificuldades financeira por má administração e sim por que a implantação do plano real e o fim da inflação provocou o fim do chamado imposto inflacionário, dificultando a vida de vários estados. some-se a isso a sabotagem de setores políticos da oposição e a má vontade do governo FHC, teremos o quadro mais realista da situação. è bom lembrar que o próprio Mendonçinha se empenhou pessoalmente para evitar a privatização da CELPE durante o governo Arraes. Cabe ressaltar ainda que o governo Jarbas ainda que tenha feito algumas realizações, beneficiou-se de muito mais recursos e apoio do governo federal. Então acho que não é justo comparar duas situações completamente distintas. No quesito coer~encia política eu diria que não há o que comparar, basta ver a biografia de cada um.

Paulo Vasconcelos

JARBAS FOI E SEMPRE SERÁ O MELHOR PREFEITO E GOVERNADOR QUE Recife e Pernambuco já teve.Ao contrario de Arraes e Eduardo que foi e vai ser os piores governadores de PERNAMBUCO e do BRASIL. Eduardo só sabe inaugurar UPA"S sem estrutura,e acabar de enterar mais ainda os funcionarios públicos,principalmente os professores. FORA EDUARDO!

Lembrando que em 1999 Pernambuco possuia uma economia pífea, ficando atrás até mesmo de Estados como o Ceará. 8 anos após, o governo de Jarbas Vasconcelos entrega PE como a 2ª maior economia do Nordeste. Foi sem dúvidas o melhor Governador que o Estado de Pernambuco já teve. Quem pensar diferente que compare os 4 anos do governo de Eduardo Campos com os 4 primeiros anos do governo de JV!

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina