Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Artigo: Copa do Mundo de 2014, por quê não no Arruda?

{ Posted on 22:25 by Edmar Lyra Filho }

Por Edmar Lyra

Passada a euforia da confirmação do Recife como subsede da Copa do Mundo, a sociedade pernambucana e recifense, bem como as autoridades locais deveriam estudar as alternativas viáveis para a realização deste evento em nosso estado.

A alternativa da Cidade da Copa, sem dúvidas, é um projeto arrojado e pode definitivamente mudar o panorama de uma cidade como São Lourenço, gerando desenvolvimento, emprego e renda para aquela população. Porém, é um projeto muito caro e com dificuldades para execução.

Diante deste fato, outros projetos poderiam ser avaliados como alternativas viáveis para a realização do evento em Pernambuco. A alternativa mais plausível é a recuperação do Estádio José do Rêgo Maciel, com o projeto Arena Coral.

O projeto Arena Coral não chega a 20% do valor necessário para a execução da Cidade da Copa. Além do mais, viabiliza a realização do evento em Recife e não em uma cidade que não é a capital do estado.

O estádio José do Rêgo Maciel sendo reformado teria desdobramentos importantíssimos no que diz respeito à responsabilidade social. Considerando que o entorno do estádio compreende uma das áreas mais carentes do estado de Pernambuco.

A execução do projeto, através de uma PPP iria fortalecer o bairro do Arruda e também a cidade do Recife como um todo. Não se pode considerar que Recife é a subsede se a copa não será realizada no Recife.

O Arruda está situado em uma área estratégica da cidade. É próximo ao Centro do Recife, às Praias da Zona Sul, ao Centro de Convenções, ao Chevrolet Hall, ao Shopping Tacaruna, enre outros empreendimentos importantes.

Além dessas credenciais que o estádio José do Rêgo Maciel possui, o jogo do Brasil realizado nele comprovou que o Arruda, reformado, tem totais condições de receber um jogo de Copa do Mundo.

Esperamos que as autoridades competentes reflitam bastante, e considerem o projeto Arena Coral como uma alternativa viável ao projeto Pernambuco 2014. Os desdobramentos desta decisão refletirão no coditiano do povo do Recife, porque, o projeto sendo realizado no Arruda, irá mudar drasticamente para melhor a qualidade de vida da sociedade. Sobretudo, as pessoas que necessitam da melhoria efetiva dos serviços públicos como Transporte, Educação, Saúde, entre outros.

A alternativa da Arena Coral também deve ser considerada pelo fato de que o projeto Cidade da Copa poder virar um "elefante branco", como aconteceu com o Parque Dona Lindu, e futebolísticamente falando, para exemplificar, o Engenhão no Rio de Janeiro, que é numa área afastada do centro e o acesso é dificultoso.

Além do mais, mesmo que o Clube Náutico Capibaribe assuma o Estádio da Cidade da Copa, como alguns cogitam, não creio que ficará fácil a manutenção do mesmo. Considerando que o torcedor do Náutico é predominantemente da capital, em especial na própria área do entorno do Eládio de Barros Carvalho, e uma mudança do Clube para São Lourenço poderia prejudicar a manutenção do estádio que possui mais do que o dobro da capacidade dos Aflitos.

Tudo leva a crer, caso o bom senso seja prevalecido, que os gestores pernambucanos irão refletir bastante e optarão pelo projeto Arena Coral. Que é, sem dúvidas, a melhor alternativa para Pernambuco sediar a Copa de 2014.

No Response to "Artigo: Copa do Mundo de 2014, por quê não no Arruda?"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina